Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-inicia-conteinerizacao-pelo-parque-sao-bento/
Acessado em: 14/01/2026 - 16h32

Prefeitura inicia conteinerização pelo Parque São Bento

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Assis Cavalcante

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), iniciou na tarde desta segunda-feira (28), os trabalhos de colocação de contêineres nas vias públicas. O primeiro bairro a ser beneficiado com esse dispositivo foi o Parque São Bento, que receberá aproximadamente duzentos contêineres com capacidade para 1.000 litros cada.

O secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, acompanhou o início dos trabalhos dos funcionários do Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA). Dois caminhões com sete funcionários iniciaram a distribuição dos contêineres. “A escolha do Parque São Bento para inicio dos trabalhos foi em função da grande concentração de pessoas e por localizar-se um pouco distante da região central”, explicou Denadai.

Os contêineres ocuparão um espaço demarcado na própria via, em vez de ficarem nas calçadas como ocorria antes. Cada dispositivo deverá ficar a uma distância de aproximadamente cem metros um do outro, devendo atender a pelo menos dezoito residências, calculando a média de quarenta litros de lixo gerados por dia de coleta.

Os primeiros contêineres foram distribuídos ao longo da Rua Benedito Oliveira Lousada, que cruza com a Av. Vinícius de Moraes. O comerciante Ednei Raimundo de Paula elogiou a medida adotada pela Prefeitura ressaltando que, sem o contêiner, nem todo mundo embalava o lixo corretamente, que ficava espalhado pela calçada gerando cheiro desagradável. “Agora vai facilitar muito para as pessoas, além de deixar a cidade bem mais bonita”, afirmou.

Também moradora da Rua Benedito Oliveira Lousada, dona Vera Moura Theodoro foi a primeira a depositar seu lixo doméstico no contêiner. Conforme destacou o secretário de Serviços Públicos, a recolocação dos contêineres em toda a cidade deverá ocorrer até o mês de março. Deverão ser colocadas onze mil unidades com capacidade para 1.000 litros e outras 1.600 unidades de 240 litros.

Atualmente, Sorocaba conta com dois mil contêineres de 1.000 litros e 1.500 unidades de 240 litros distribuídos pela área central da cidade e pelos principais corredores viários. O Consórcio Sorocaba Ambiental é responsável pela coleta do lixo, varrição de vias, limpeza de banheiros públicos, além da manutenção de todos os contêineres.

Foto: Assis Cavalcante