A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), inaugura às 9h desta terça-feira (28), o espaço de Ressignificação de Resíduos (Ressig), que receberá das empresas diversos tipos de resíduos que serão armazenados, organizados e disponibilizados às escolas, artistas, artesãos e comunidade, para utilização em atividades artísticas e pedagógicas.
O Ressig vem sendo pensado e elaborado desde 2014 e é inspirado no Projeto Remida, da cidade italiana de Reggio Emilia. Lá, crianças e adultos têm a oportunidade de criar um brinquedo ou uma peça de arte a partir dos objetos disponibilizados por empresas. Os resíduos, assim, recebem um novo significado e são transformados em recursos.
Empresas com sede em Sorocaba – como Emerson, Mekra Lang, Iharabrás, YKK, Gás Natural, Aurora Eadi e JCB do Brasil – já demonstraram interesse em participar do projeto. Por exemplo, a YKK destinará móveis de escritório, sobras de barbantes, cordões, linhas têxteis, rolinhos de fita adesiva e paletes de madeira à nova iniciativa. “O conceito deste projeto é muito interessante. Paradigmas estão sendo quebrados e a criatividade incentivada”, disse a gestora ambiental da YKK, Janaína Martinez.
Outra parceira do projeto é a JCB do Brasil. A empresa destinará pedaços de papel pardo, papelão ondulado, caixa de ovos, borracha de tapetes, mangueiras, correias, espuma em blocos, plástico bolha, tecido sintético, bobina de latão e fitas de nylon.
Uma cartilha com informações importantes do projeto, como quais materiais poderão ser doados e condições de participação, será disponibilizada às empresas interessadas. O primeiro passo para a parceria é fazer o cadastro no site: fundosocial.sorocaba.sp.gov.br[1].
Sustentabilidade e criatividade
A presidente do Fundo Social de Solidariedade e idealizadora do projeto, Maria Inês Moron Pannunzio, ressalta a importância da iniciativa. “Os materiais e objetos destinados ao Ressig poderão ser utilizados em atividades pedagógicas nas escolas ou para a produção de um objeto de arte ou artesanato por artistas e artesãos. Sorocaba ganhará um espaço para se colocar em prática a sustentabilidade aliada à criatividade”, afirma.
Os materiais destinados ao Ressig serão disponibilizados às escolas, municipais e particulares, interessadas em utilizá-los com o intuito de possibilitar novas experiências de aprendizagem em sala de aula. “A ideia é oferecer às crianças materiais não estruturados para que elas possam desenvolver seus próprios brinquedos, além de utilizar os materiais em projetos que abram as portas para a criatividade, raciocínio e o aprendizado”, acrescenta Maria Inês.
Público e local
O espaço ficará aberto para visita dos alunos e as professoras poderão desenvolver oficinas no galpão, utilizando os materiais armazenados. Artistas e artesãos da cidade também poderão frequentar o espaço, utilizando os materiais disponíveis como matéria prima para a confecção de suas obras. Poderão também, obedecendo aos editais que serão elaborados, oferecer oficinas para a comunidade e expor seus trabalhos.
Previamente agendado, o espaço ainda poderá ser aberto a funcionários e familiares das empresas parceiras para desenvolver atividades significativas em acordo com visão e missão da empresa.
O Ressig está localizado na Rua General Antunes Gurjão, 267, no Bairro Além-Ponte, e conta com um auditório que poderá ser utilizado para palestras, oficinas e atividades. Após a inauguração do espaço, visitas poderão ser agendadas pelo telefone (15) 3238-2390.