Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-inaugura-creche-na-vila-barao/
Acessado em: 01/12/2025 - 06h50

Prefeitura inaugura creche na Vila Barão


A Prefeitura de Sorocaba inaugurou na manhã desta sexta-feira (15) o Centro de Educação Infantil “Ney Oliveira Fogaça” (CEI 102), conhecido como “O Quintal”, na Vila Barão. Durante a inauguração, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio anunciou a abertura de mais uma creche no próximo mês, que vai funcionar no Jardim Alegria, região do Éden, com mais 136 vagas. Com a unidade recém-entregue, chega a 2.167 o número de vagas abertas em creches construídas pela atual administração municipal. “Ou seja, desde o início de 2013, em média, foram abertas 75 novas vagas por mês”, destaca o secretário da Educação José Simões.
O CEI 102 foi a 17ª creche inaugurada por Pannunzio no seu atual mandato. A unidade está em funcionamento desde o ano passado e atende a 261 alunos (116 na creche, 71 na pré-escola e 74 no 1º ano do Ensino Fundamental). Já as obras da creche do Jardim Alegria, o CEI 94, foram finalizadas e o estabelecimento está em fase de limpeza e colocação dos equipamentos para iniciar funcionamento. “A Sedu também providencia a contratação de funcionários. É uma obra feita via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, explica Edneia Maria Spinardi, diretora de Área na Sedu.
“A Inauguração desse número de creches é um marco na Administração Municipal. Era uma necessidade da cidade e promessa que assumimos em campanha. As creches têm crescido em número, mas o melhor é que têm mantido um alto padrão de qualidade”, analisa Pannunzio. Segundo ele, que considera a educação uma das áreas mais difíceis, “quanto mais se faz, mas há o que fazer”.
Inauguração
A inauguração do CEI 102, que contou com apresentação musical de crianças atendidas na unidade, ainda marcou a primeira apresentação de um grupo do novo projeto de musicalização da Sedu “Por uma Cidade Sonora”, sob a regência do maestro Jonicler Real. “Mais de trinta escolas já solicitaram ter aulas de canto coral nas unidades”, revela Simões.
A diretora da escola, Ana Maria Souza Claro Valadão, enalteceu a riqueza natural que há naquela escola, onde as crianças tem a possibilidade de brincar na terra, subir em árvore, apanhar frutas no pé e apreciá-las, rolar na grama, diversões que muitas crianças que crescem no meio urbano não têm condições de realizar. “É o nosso Quintal. É gostoso estudar e trabalhar nesse local”, comentou a diretora.
“Esta escola é um tesouro de emoções, principalmente a integração com o meio ambiente”, completou Pannunzio, cujo filho mais novo, Rafael, no passado estudou naquele prédio ainda como escola “O Quintal”. A Prefeitura adquiriu o imóvel e reformou todas as suas instalações.
A deputada Maria Lúcia Amary, que atualmente está interinamente na função de presidente da Assembleia Legislativa do Estado, participou da cerimônia e reconheceu que “a educação é alavanca do mundo”. “Esta escola é uma garantia de que o futuro das crianças que aqui estudam será diferenciado”, comentou a deputada.
”A administradora Denise Tavares, 31 anos, acompanhou a inauguração e, embora resida no bairro Wanel Ville, não abre mão da vaga da filha Júlia, 3 anos, na unidade na Vila Barão. “Minha filha estuda aqui há um ano e nem penso em mudá-la de escola, embora seja longe de casa. É uma creche exemplar, seja na qualidade das instalações como no atendimento prestado pelos educadores e a equipe de funcionários”, comenta.
Homenagem
Yvette da Silva Fogaça é viúva do professor Ney Oliveira Fogaça, patrono do CEI 102, e, em nome dos familiares, também presentes na cerimônia de inauguração, agradeceu a homenagem. “Onde Ney estiver, pode ter a certeza que está muito feliz.” Ney foi professor em Grupos Escolares, exerceu cargos na Administração Municipal, inclusive de diretor na Secretaria de Educação e Saúde. “Ele teve uma história ligada à Educação. A escola está em boas mãos com um patrono assim”, comentou o vereador Francisco Martinez, autor do projeto de lei que deu origem ao nome do CEI 102.
Antes do descerramento da placa de inauguração, também foram homenageadas as três psicólogas que, em 1981, resolveram montar a primeira escola naquele prédio: Mariângela Pagani Fazano, Maria Luiza Anzuino Carrara e Terezinha Valdicila Parducci Rosati.
O evento contou ainda com a presença dos secretários municipais de Governo, João Leandro da Costa Filho; de Esportes e Lazer, Francisco Moko Yabiku; de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai; do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima; e da vice-prefeita Edith Di Giorgi, além dos vereadores Fernando Dini, Neusa Maldonado, Gervino Gonçalves e Hélio Godói, mais o ex-prefeito Paulo Mendes. 
Mais creches
Neste mandato, o prefeito inaugurou outras 16 creches municipais: CEI 100 – Jardim Pacaembu, CEI 93 – Wanel Ville, CEI 98 – Jardim Tropical, CEI 03 – Jardim São Paulo, CEI 65 – Jardim Novo Mundo, CEI 97 – Jardim Piazza Di Roma, CEI 96 – Ana Paula Eleutério, CEI 101 – Vila Formosa, CEI 104 – Morada das Flores (Aparecidinha), CEI 103 – Jardim Sorocaba Park, CEI 105 – Jardim Nova Ipanema, CEI 106 – Jardim São Guilherme, CEI 107 – Horto Florestal, CEI 27 (Novo prédio), CEI 108 (Parque Ouro Fino) e CEI 92 (Parque Santa Esmeralda).
“Não sei quantos quilômetros de ruas ou quantos viadutos vou entregar até o fim do meu governo, mas sei quantas escolas e como é qualidade de cada uma delas”, finaliza Pannunzio.