A Zona Oeste de Sorocaba ganhou um importante espaço público para o atendimento e assistência a indivíduos e famílias que sofreram algum tipo de violação de direitos. Com uma população de aproximadamente 80 mil pessoas a região passou a contar com uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no Jardim Guadalajara. A localização, próxima à avenida Armando Pannunzio, facilita o acesso dos moradores de todos os bairros do entorno.
Enquanto as unidades dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) atuam na prevenção a situações que possam levar à degradação de relações familiares, agressões e violações de direitos e vulnerabilidade, o CREAS tem um papel direcionado de intervenção em ambientes de crises já deflagradas.
Conforme a Secretaria de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura de Sorocaba, responsável pelo CREAS, a atuação direcionada possibilita uma maior possibilidade de reconstituição dos laços sociais e familiares dos indivíduos ou núcleos atingidos pela violação de direitos, seja pela violência física, sexual ou psicológica.
Na inauguração oficial da unidade, ocorrida nesta quinta-feira, às 11h, o espaço foi apresentado aos funcionários da Secretaria de Igualdade e Assistência Social. O CREAS funciona, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h na rua Cônego André Pieroni, 256 – Jardim Guadalajara.