O tom de rosa invadiu a Prefeitura Municipal de Sorocaba nesta segunda-feira (02). A Prefeita Jaqueline Lilian Barcelos Coutinho, os secretários e diversos servidores municipais aderiam ao rosa em apoio à abertura da Campanha de prevenção ao câncer de mama – Outubro Rosa.
A abertura oficial das atividades aconteceu no salão de vidro e contou com a presença da chefe do Executivo, da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jéssica Carvalho, diversos secretários municipais, do Presidente da Câmara, Rodrigo Manga, do vereador Hudson Pessini, da Presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Rodrigues, da dra. Elisa Neiva, que é psicóloga especialista em Oncologia, além de dezenas de pessoas entre servidores e convidados.
“Tudo o que se fala sobre a prevenção ao câncer de mama é importante. Mas mais importante de tudo é a conscientização de nós mulheres em fazermos o auto exame, conhecer nosso corpo e perceber se há o nódulo, além de fazer os demais exames de rotina. E caso seja percebido o nódulo, procurarmos imediatamente um médico para diagnosticar e iniciar, se for necessário, os tratamentos adequados. Vale destacar como é relevante as pessoas se unirem nesta campanha e assumirem uma postura de agentes multiplicadores das ações que contribuam para a conscientização de toda sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama”, ressaltou a Prefeita Jaqueline.
O Secretário João Donizete, autor da Lei 6.533/2002 que instituiu o quarto domingo do mês de maio como o dia municipal de combate ao câncer de mama, destacou que esse é um assunto emblemático e que a campanha de prevenção ao câncer de mama é de extrema importância para a conscientização das mulheres. “É um problema não só de saúde, mas também um problema social, pelos altos índices de pessoas que morrem por causa do câncer de mama. Até o mês de setembro de 2017 foram constatados 55 mil novos casos de pessoas com câncer de mama no Brasil. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura e sobrevida das pessoas com a doença. Temos que estar atentos para propor ações para que as mulheres se conscientizem”, destacou o secretário.
O Presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Maganhato, salientou que “o poder público deve se unir e incentivar as ações que promovam a conscientização da população e conseguir que o tratamento seja oferecido com qualidade”.
Durante o evento, a Prefeita Jaqueline sancionou o Projeto de Lei de autoria do vereador Hudson Pessini, que instituiu o mês de outubro como o mês da luta contra o câncer de mama e o dia 30 de outubro como o Dia Municipal na luta contra o câncer de mama (alterando a Lei 6.533/2002). “A comunicação é importante para conscientização à prevenção ao câncer de mama. A campanha outubro rosa teve início nos anos 90. Quando o então vereador João Donizete fez essa lei em 2002, era muito recente. Por isso agora, propus essa alteração e ter o mês de outubro como de combate ao câncer de mama, por ser o mês nacionalmente dedicado à essa conscientização”, explicou Hudson.
O evento teve a participação das Secretarias de Saúde e Comunicação e Eventos, e do Fundo Social de Solidariedade (FSS) presidido por Jéssica Carvalho, e contou com oficina de turbantes, massagem relaxante e arrecadação de lenços, que posteriormente serão doados às mulheres que estão passando pelo tratamento. “Com muito empenho e disposição preparamos esse evento por sabermos da importância de se conhecer a importância da prevenção ao câncer de mama e falar sobre isso. Não só em outubro, mas sempre usar o rosa e incentivar a prevenção. O quanto antes for diagnosticado, a possibilidade de cura é muito maior”, ressaltou Jéssica.
A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, presidida por Márcia Rodrigues, distribuiu os lacinhos rosa. “Temos que conversar sobre o câncer de mama. Quanto mais falarmos sobre o assunto, mais pessoas terão as informações sobre a prevenção”, comentou Márcia.
A garra de algumas mulheres que estão enfrentando o câncer de mama, serviu de exemplo para todos os presentes. A servidora municipal e técnica de enfermagem Bruna Gomes Morandim, de 33 anos, deu seu depoimento, reforçando que as mulheres precisam se prevenir e enfrentar o câncer com força de vontade para assim superar esse desafio. “O câncer não impossibilita de fazer nada, não tirou meu privilégio de fazer o que gosto, de viver. As pessoas precisam enfrentar tudo o que vem, tudo tem dois lados, o bom e o ruim, temos que escolher o lado bom, a partir disso tudo se tornará mais fácil”, disse Bruna.
Para incentivar a reflexão sobre o tema e despertar a população para os cuidados de prevenção, o Paço e a Bandeira ganharão a partir de hoje uma iluminação rosa especial.
Atendimento à Saúde – Várias atividades estão programadas nas UBSs durante todo o mês de outubro, como agendamento para coleta de exame (Papanicolau); incentivo e orientação sobre a vacinação contra HPV para adolescentes conforme o PNI; doação de lenços para mulheres com câncer; palestras com diversos temas, entre eles “Planejamento Familiar”, “Como é feito o exame de Papanicolau e importância do auto exame das mamas”, “Empoderamento Feminino/Auto estima”.