Prefeitura faz recapeamento de mais duas ruas do Jardim Saira

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Assis Cavalcante

Recuperação asfáltica no bairro complementa mudanças viárias na região da Alameda Batatais, que estão em fase final de execução

A Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) realiza as últimas ações de recapeamento das ruas do Jardim Saira, serviço complementar que integra as mudanças viárias que estão em andamento com a duplicação da Alameda Batatais, na marginal direita do rio Sorocaba. As Alamedas Jundiaí e Itanhaém são as duas últimas a receberem o novo pavimento. As obras de remodelamento executadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da empresa Julio & Julio, estão orçadas em aproximadamente R$ 3 milhões e tiveram início em fevereiro. As mudanças vão criar uma alternativa de tráfego do Alto da Boa Vista à Avenida Dom Aguirre, por meio da implantação de um sistema binário entre as avenidas Quinze de Agosto e Professor Joaquim Silva, passando pela Alameda Batatais.

Somente no Jardim Saira, 37 mil metros quadrados de massa asfáltica serão aplicados até o término da obra, programada ainda para este mês de setembro. A recuperação do pavimento beneficia trechos das Alamedas Ubatuba, Santos, Jaboticabal, Atibaia, Itanhaém e Jundiaí, além das Ruas Artur Caldini, Arthílio Nardi, Bachir Jorge Mubaied, Domingos Sola e Elza Salvestro Bonilha.

Nesta segunda-feira (14) o recapeamento foi feito na Alameda Jundiaí. “O pavimento aqui é bem antigo, tem pelo menos dezenove anos. Estava precisando mesmo de melhoria”, aponta Rodrigo Mariano, 36 anos, que atua como técnico em segurança do trabalho numa empresa situada naquela rua. Num dos cruzamentos, a empresa responsável pela obra também fez a reconstrução de “sarjetões” de escoamento de águas pluviais, onde as lajotas foram substituídas por concreto.

Já a psicóloga Laura de Castro, 56 anos, mora há quase vinte anos na Alameda Itanhaém e está ansiosa pelo recape da via, programado para ter início nesta terça-feira (15). “De início até pensei que não seria recapeada, pois notei que as demais estavam recebendo melhorias e esta, que é a principal do bairro, nem sinal. A rua está cheia de remendo porque o trânsito é intenso, inclusive de caminhões.”

Na Alameda Batatais, os serviços prosseguem paralelamente ao de recape das vias. Neste momento está sendo concluída a construção do último trecho de ciclovia, nas proximidades do Centro de Referência em Educação (CRE), além das obras de paisagismo, como plantio de gramas nos canteiros e de limpeza das pistas. Resta ainda a Urbes fazer a sinalização de solo das novas pistas. “As chuvas das últimas duas semanas atrapalharam o ritmo de obras, mas estamos em fase final e esse novo trecho está em vias de ser entregue”, aponta José Mendes Neto, engenheiro da Semob.

Com as melhorias na região da Alameda Batatais, essas novas vias tendem, inclusive, a receber parte do tráfego de regiões da Vila Progresso e Jardim Iguatemi. Tais intervenções integram o programa Mobilidade Total, um conjunto de obras que passa pela abertura de novos complexos viários, implantação de ruas e avenidas, construção de pontes e viadutos, além da pavimentação e recapeamento em várias regiões de Sorocaba.

Tags:,