Um acordo entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Saúde (SES) e de Negócios Jurídicos (SEJ), o Sindicato dos Médicos e Instituto Moriah, colocou fim à greve dos médicos do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, iniciada na última segunda-feira. A definição ocorreu em reunião na manhã desta sexta-feira (11), na SES, entre as partes envolvidas.
A Prefeitura fez o pagamento dos salários dos médicos vinculados ao Instituto Moriah – responsável pela administração do hospital em parceria com a Prefeitura -, referente a outubro passado, no valor total de R4 146 mil. Esta era a principal reivindicação desses profissionais. Para não haver desconto dos dias não trabalhados, os médicos se comprometeram a compensar essas horas.
“Tudo já voltou à rotina no hospital. A possibilidade de greve dos funcionários já estava descartada e agora a dos médicos tem um ponto final”, enfatiza Aílton Ribeiro, diretor de Administração da SES. O pagamento do salário dos médicos referente a novembro ainda está dentro do prazo. Os médicos estão contratados como pessoa jurídica e a Secretaria da Saúde, de antemão, já havia se compromissado a fazer todos os pagamentos.
A SES esclarece, ainda, que todos os pacientes do Hospital Vera Cruz estão sendo atendidos conforme especifica a Lei da Reforma Psiquiátrica, segundo a qual cada interno tem seu próprio Projeto Terapêutico Individual (PTS). O processo de desinstitucionalização avança e o elevado número de altas (243 de 2013 para cá) comprova o sucesso da iniciativa, indo na contramão de dados negativos constatados pelo setor, tanto no Estado como no Brasil.