Prefeitura fará ação ambiental no jogo entre São Bento e Corinthians

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Como forma de promover uma partida de futebol ambientalmente correta no que tange a problemática das mudanças climáticas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins e da Secretaria de Esportes e Lazer, vai promover ações de educação ambiental durante a partida entre São Bento e Corinthians neste sábado (04). A atividade conta com a parceria do Esporte Clube São Bento,

Serão utilizadas faixas com dizeres educativos e ambientais no início e intervalo do jogo, que serão mostradas ao público a fim de sensibilizá-lo quanto aos problemas gerados pelas mudanças climáticas.

“Outra ação de extrema importância é o cálculo das emissões dos gases de efeito estufa gerados por conta da partida, visto como uma das causas do aquecimento global e das consequentes mudanças climáticas”, ressalta Jessé Loures, secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins.

“A secretaria fez uma estimativa da quantidade de emissão de gases de efeito estufa durante a partida de sábado envolvendo a quantidade de público, provenientes do transporte, dos resíduos sólidos gerados, além de esgoto sanitário e energia elétrica”, informa a chefe de divisão de Educação e Educomunicação Ambiental, Carolina Barisson Sodré. Para neutralizar o gás carbônico emitido durante a partida, concluiu-se que é necessário promover o plantio de 133 mudas de árvores em Sorocaba.

Segundo Loures, dessas 133 árvores, 15 serão plantadas na Praça da Amizade, localizada em frente ao estádio, em uma ação educativa e de cidadania envolvendo os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e os jogadores do São Bento. O plantio será realizado na próxima semana. As demais mudas serão plantadas às margens do Rio Sorocaba como forma de aumentar a mata ciliar.

“Trata-se de uma importante ação conjunta entre as secretarias e que envolve os colaboradores de ambas instituições em uma iniciativa de educação ambiental para despertar a necessidade de se frear o aquecimento global e as consequentes mudanças climáticas”, diz Simei Lamarca, secretário de Esportes e Lazer.

A arborização urbana contribui com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar, proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer.

Tags:,