Prefeitura estuda uso de energia elétrica gerada por radiação solar

Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br

Com o interesse em conhecer propostas para o uso de energia elétrica mais econômica e gerada sem impacto para o meio ambiente, na manhã da quarta-feira (22) o secretário de Planejamento e Projetos da Prefeitura, Luiz Alberto Fioravante, recebeu em seu gabinete a direção da empresa CanadianSolar. A indústria chinesa produz em Sorocaba painéis fotovoltaicos que transformam a luz solar em energia elétrica. Reuniram-se com o secretário municipal, o gerente geral da CanadianSolar no Brasil, Tony Tang, o gerente geral adjunto Wladimir Janousek e o gerente geral assistente, Francis Lai.

O gerente geral adjunto Wladimir Janousek expôs que, com o uso dos painéis solares, reduz-se os custos com a tarifa de energia elétrica. Citou, por exemplo, que a tecnologia pode ser usada pelo Poder Público em uma gama de instalações, como em hospitais e prédios de repartições. Acrescentou que o produto não deixa o consumidor refém das oscilações do valor da tarifa convencional conforme a cor da bandeira: verde, amarela ou vermelha.

De acordo como o secretário Luiz Fioravante, conforme avaliações a serem realizadas pelo município, entre outras possibilidades o produto da CanadianSolar poderá ser aproveitado para alimentar as estações ou pontos de embarque ou desembarque de passageiros do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) (metro de superfície), que vai ligar a região de George Oeterer com o bairro Brigadeiro Tobias, passando pelo centro da cidade.

Wladimir Janousek explicou que, conforme a quantidade de energia consumida, se considerada a relação do custo e do benefício, o melhor uso fica em conjunto com a energia ofertada tradicionalmente pela concessionária de energia elétrica. Com tal combinação, a energia gerada pelos painéis é usada de forma híbrida e dispensa a aquisição de baterias para o armazenamento. O maior benefício para quem adquire os painéis fotovoltaicos fica com a redução do consumo e consequente despesas com as tarifas das concessionárias de energia.

No mesmo encontro, os diretores da empresa apresentaram um histórico da CanadianSolar, falaram sobre a instalação em Sorocaba em outubro do ano passado, ressaltaram que o município recebe muita radiação solar, tornando ainda mais vantajosos os painéis fotovoltaicos e também pediram o apoio municipal para o desenvolvimento de projetos e incentivos para fomentar a utilização do produto, ressaltando a geração do emprego para a instalação do serviço.

Tags:,