Prefeitura estuda programa de incentivo para ensino superior
Por: André J. Gomes
O acesso às melhores faculdades e universidades para cada vez mais pessoas é uma das grandes características das sociedades modernas. Pensando nisso, a Prefeitura de Sorocaba estuda a criação do Programa de Inclusão Social pelo Ensino Superior de Sorocaba, o PROINSES, voltado à população de menor renda salarial.
Resultado de análises iniciais realizadas pelos gestores da Secretaria da Educação, a proposta prevê uma série de incentivos para as instituições de ensino superior particulares que oferecerem bolsas de estudo a pessoas de baixa renda. “Serão bolsas integrais para trabalhadores com renda de até 1 salário mínimo e parciais, de 50%, para quem ganha até um salário e meio”, explica a professora Leila Chinelatto, chefe da seção de apoio à formação continuada da Secretaria da Educação.
A proposta está sendo enviada às secretarias de Assuntos Jurídicos e da Fazenda para aprovação. Em seguida será entregue ao prefeito José Crespo, que a encaminhará à Câmara Municipal como Projeto de Lei.
“Nosso objetivo é selecionar os cursos mais bem avaliados pelo Ministério da Educação e abrir uma nova porta para o desenvolvimento pessoal e profissional de quem mais precisa”, diz a secretária da Educação, Marta Cassar.
Tags:Educação, Secretaria da Educação
