Prefeitura entrega 23 certificados de permissão de uso de área pública
Por: Vinicius Figueiredo (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro
A Prefeitura de Sorocaba entregou nesta quarta-feira (18), 23 certificados de permissão de uso de área pública. Os certificados foram assinados por munícipes que manifestaram interesses nas áreas públicas. As permissões de uso possibilitam que algumas áreas da Prefeitura que estejam subutilizadas ou degradadas assumam uma função social, como a implantação de uma horta comunitária ou a permissão de uso para uma entidade filantrópica desenvolver suas atividades, por exemplo. A solenidade aconteceu às 14h no Salão de Vidro, localizado no andar térreo do Paço Municipal.
Os certificados têm validade de cinco anos, podendo ser renovados consecutivamente para mais cinco anos se os munícipes estiverem cuidando bem da área. Como contrapartida contratual, alguns dos responsáveis pelas áreas devem plantar mudas arbóreas nativas. A dica dada aos munícipes é de que, por vez, até dez mudas podem ser conseguidas gratuitamente no Parque Natural Chico Mendes, localizado na Av. Três de Março, 1025, no Alto da Boa Vista.
O evento contou com a presença do diretor de área do Gabinete Central, Vitor Christofani Orejana e o secretário da Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Marcos Mariano. Christofani destacou que os munícipes estarão permissionários de um pedaço de Sorocaba, “Você chama a comunidade para tomar conta daquilo que de fato já é dela, você chama a população para perto do Governo, permitindo que eles participem do Governo de uma forma efetiva”.
A permissionária responsável pela administração da área pública localizada na Rua Lázaro Hannickel, no Jardim Santa Marina II, Eva Neide Inácio, é a primeira moradora a construir em sua rua e diz que se sentiu motivada a adquirir a permissão de uso porque ama plantas, “A gente precisa de muita árvore. Sorocaba cresceu, tem muito asfalto e prédio, então precisamos melhorar nosso ar. A melhor coisa que a Prefeitura faz é ceder estas áreas para as pessoas responsáveis. É um pedacinho de Sorocaba que eu estou cuidando”, destaca a munícipe. Grata por ter conseguido a permissão, Eva espera poder renová-la por mais cinco anos.
