Prefeitura e São Bento fizeram ação ambiental durante jogo

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins e da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com o Esporte Clube São Bento, promoveu no sábado (04) ações de educação ambiental durante a partida entre São Bento e Corinthians. Foram apresentadas ao público faixas com dizeres educativos e ambientais no intervalo do jogo, com o objetivo de sensibilizá-los quanto aos problemas gerados pelas mudanças climáticas.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação e Educomunicação Ambiental, Carolina Barisson M. O. Sodré, a atividade foi uma oportunidade de aproximar as pessoas do tema “mudanças climáticas”. “Trata-se de um assunto distante, apesar de sentirmos os efeitos negativos no dia a dia, como por exemplo a alteração no regime das chuvas, aumento ou diminuição de temperaturas da atmosfera, elevação do nível do mar, entre outros efeitos.”, comentou Carolina.

A secretaria fez uma estimativa da quantidade de emissão de gases de efeito estufa produzido durante a partida, envolvendo a quantidade de público, do transporte, dos resíduos sólidos gerados, do esgoto sanitário e energia elétrica. Para neutralizar o gás carbônico emitido nesse período do jogo, concluiu-se que será necessário promover o plantio de 133 mudas de árvores em Sorocaba.

O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jesse Loures de Moraes, destacou que dessas 133 árvores, 15 serão plantadas na Praça da Amizade, localizada em frente ao estádio, em uma ação educativa e de cidadania envolvendo os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e os jogadores do São Bento. A secretaria aguarda a agenda dos jogadores do São Bento para confirmar a data do plantio.

Em relação às demais árvores, os plantios serão realizados de acordo com a agenda de plantio da Secretaria no mês de março, visando compor a mata ciliar do rio Sorocaba.

Tags:,