Prefeitura e MACS finalizam seleção de propostas para a Galeria Scarpa

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Resultado será divulgado nesta sexta-feira (6)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) realizaram na última terça-feira (dia 1) a avaliação e a seleção das 11 propostas enviadas por artistas visuais interessados em expor seus trabalhos neste ano na Galeria Scarpa. O resultado com os seis artistas melhores pontuados será divulgado no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (dia 4).

De acordo com a Secretaria da Cultura, todas as propostas recebidas foram para exposições individuais das modalidades de Pintura, Fotografia, Instalação Artística, Vídeo-Arte e Desenho. Cada artista poderia encaminhar apenas uma proposta. Inclusive, das 11 inscritas, três não eram de artistas residentes em Sorocaba, mas de outros municípios, como Campinas, Cerquilho e Iperó.

A comissão avaliadora foi formada pela museóloga Daniella Moreira, da Secretaria da Cultura, a presidente do MACS Cristina Delanhesi e a coordenadora de projetos do museu Marta Silva. Entre os critérios avaliados estão a qualificação dos artistas envolvidos no projeto; qualidade estética e adequação entre conceito e linguagem; diversidade temática e estética; adequação do projeto aos espaços físicos disponíveis; interesse público em relação à proposta; e viabilidade de realização do projeto.

Daniella Moreira teve uma impressão bastante positiva das propostas artísticas. “Todos os trabalhos inscritos foram muito interessantes, bem elaborados e atenderam os nossos requisitos”, avalia. “E algo que me surpreendeu é que a maioria dos proponentes foi o próprio artista, e não o seu curador. Muitas vezes o artista não consegue colocar no papel a sua proposta artística e este não foi o caso”, salienta a museóloga.

Cristina Delanhesi também ficou bastante satisfeita com as propostas de exposições. “Os artistas estão cada vez mais se profissionalizando e se este trabalho do governo municipal for contínuo em breve teremos uma produção bastante madura dos artistas da cidade”, elogia a presidente do MACS.

Quem participou deste processo de seleção foi a artista plástica Ana Letícia Canineo Barreto, moradora da Vila Lucy. A sua proposta é expor 30 quadros pintados em água sanitária sobre tecido. “É um projeto que desenvolvo há dois anos e trata da dificuldade humana de lidar com a diferença de forma geral”, resume. A ideia da artista surgiu quando estava morando fora do Brasil e refletia sobre a formação do preconceito étnico racial.

Para ela participar deste processo de seleção foi mais uma aprendizagem. “Hoje em qualquer edital que a gente concorre tem que escrever propostas parecidas como esta. É uma prática de escrever sobre o nosso próprio trabalho que a gente vai adquirindo”, afirma a artista. Ana Letícia Canineo Barreto é formada em Artes Plásticas pelo Instituto Lorenzo de’ Medici, em Florença, na Itália, com mestrado em Artes Visuais e Intermedia pela Universidade de Évora, em Évora, em Portugal. O seu trabalho pode ser conferido no site: www.leticiabarreto.com.br

De acordo com a Secretaria da Cultura, após a publicação do resultado no Jornal Município de Sorocaba, os artistas terão dois dias para abrir recurso. O resultado final será divulgado no dia 11 de março. Após esta data, a Secretaria da Cultura dará início ao agendamento das exposições junto aos artistas. Cada um terá de 21 a 30 dias para expor seus trabalhos.

A Galeria Scarpa está localizada na Rua Souza Pereira, 448, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3212.7280.

Tags:,