Prefeitura destaca importância do “TransForma” para universo LGBT

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Uma das novidades anunciadas no lançamento da Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS), ocorrido no dia 28 de janeiro, foi um aplicativo para celulares desenvolvido na cidade, mas que já começa a ter alcance nacional. A ATS é uma entidade pioneira, que conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, e que deve trabalhar em diversas frentes para agregar homens e mulheres transgêneros, promover a discussão sobre sua condição na sociedade e lutar por melhorias e reconhecimento nos ambientes familiares, profissionais e educacionais

Apoiados pela ATS e pelas demais entidades que atuam no segmento LGBT e tendo como entusiasta a coordenadora de Diversidade Sexual da Secretaria de Igualdade e Assistência Social de Sorocaba, Ana Miragaia, o ‘TransForma’ congrega informações, leis, conceitos, histórias e gírias do universo LGTB.

Os desenvolvedores do aplicativo ‘TransForma’ agora estão aperfeiçoando os mecanismos de tecnologia para ampliar a comunicação e a discussão em torno das questões de gênero no Brasil.

Educativo e informativo

O projeto é fruto de uma realização coletiva de Diego Ferraz, responsável pelo layout da plataforma, Fina Tranquilin, que assina o conteúdo e revisão e Tom Valcazara, responsável pela programação. Com uma plataforma simples e interativa, o objetivo do aplicativo é servir como um instrumento educativo e informativo. Os três idealizadores do mecanismo; defendem a importância de meios alternativos de comunicação para quebrar barreiras e auxiliar no diálogo dos transgêneros e de associações como a ATS com a sociedade.

Conforme Diego Ferraz as discussões de gênero são excluídas da educação formal e encontram resistência na sociedade.  O propósito do ‘TransForma’, explicado no texto de abertura do aplicativo, é incluir socialmente as pessoas trans, minimizar o preconceito e ajudar a descontruir os conceitos “normativos”, os quais contribuem para a construção dos preconceitos. “Sabemos que dentro da comunidade LGBT as pessoas trans são as que mais sofrem preconceitos. Acreditamos que o TransForma ajudará na desconstrução da “normalidade” e “normatividade” do gênero, assim como, na inclusão e visibilidade das Transmulheres e dos Transhomens”, explica Ferraz.

“Iniciativas como esta devem ser aplaudidas e incentivadas. Vamos buscar, no âmbito do poder público, formas de auxiliar a divulgar o TransForma e valorizar ainda mais as ações de combate a qualquer forma de preconceito”, enalteceu a secretária de Igualdade e Assistência Social de Sorocaba, Cintia de Almeida.

O aplicativo pode ser baixado pelos celulares, a partir do Google Play para quem utiliza o sistema Android, ou acessando o site www.transforma.zdh.com.br, sendo assim direcionado ao download.