Prefeitura define licitações para construção de viadutos
Por meio da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), a Prefeitura define processos licitatórios para contratação de projetos técnicos e também para início de obra de construção de cinco viadutos para melhorar o tráfego de veículos em diferentes pontos da cidade. A empresa Finger & Sommer Engenharia, de Porto Alegre, foi a vencedora da licitação para elaboração de projetos técnicos estruturais de três viadutos: Rua 15 de Novembro com a Avenida São Paulo; Avenida Ulysses Guimarães com a Avenida Edward Frufru Marciano da Silva e outro na Avenida Itavuvu, sobre a Área de Transferência.
Os três viadutos deverão contar com duas faixas de rolamentos em cada um dos sentidos. O que ficará na Avenida Itavuvu tem extensão prevista em 255m, com outros 16m de largura. Já o da Rua 15 de Novembro tem extensão de 90m x 16m de largura, enquanto que as dimensões previstas para o viaduto sobre a Avenida Uysses Guimarães são de 280m de extensão por 16 de largura.
Conforme explicou o engenheiro José Mendes Netto, da Semob, o trabalho da empresa consistirá na elaboração dos projetos técnicos estruturais das respectivas obras, tendo um prazo de noventa dias a partir da emissão da ordem de serviço. “O projeto técnico aponta a parte de concreto da estrutura dos viadutos, previsto nas posições geográficas dessas obras, interligando as ruas de suas cabeceiras, bem como a posição sobre o rio ou a via que o transpassa”, explicou.
Em outra frente, a Prefeitura está reabrindo a concorrência internacional para construção de dois viadutos e readequação de acessos em vias públicas. A primeira obra consiste na construção de viaduto de aproximadamente 155m de extensão na Avenida José Joaquim Lacerda com a Avenida Ipanema, além de melhorias no acesso das vias a serem interligadas pelo viaduto, além da Rua Hermelino Matarazzo, Comendador Oeterer e Avenida Brasil. Esta obra integra o programa Mobilidade Total, tem custo estimado pela Prefeitura em R$ 13 milhões, com prazo de 12 meses para execução após a emissão da ordem de serviço.
Outro viaduto a ser implantado interliga as Avenidas Independência (trevo da Castelinho) com a Fernando Stecca, nas proximidades da Facens. O valor orçado é de R$ 4,7 milhões. Serão construídas, ainda, duas ligações paralelas à rodovia no sentido Sorocaba, da Facens até o trevo da ponte de acesso ao Município.
O engenheiro José Mendes Netto informa que o objetivo da obra é finalizar o corredor de tráfego que vem desde a avenida Ulysses Guimaraes, na Zona Norte, e melhorar a fluidez do trânsito local.
