Nesta sexta-feira (11), das 9h às 10h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará um treinamento com as equipes de roçagem do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para garantir, no momento da execução do serviço, a proteção e a conservação da biodiversidade existente em Áreas de Proteção Permanente (APPs), já que algumas espécies de animais habitam a mata ciliar de rios, córregos e lagos da cidade. A capacitação ocorrerá no Centro Operacional da autarquia, localizada na avenida Camilo Júlio.
A medida atende a lei municipal nº 12.059, de 29 de agosto de 2019, que institui o programa Refúgios da Biodiversidade de Sorocaba. Os “refúgios” são as áreas onde potencialmente habitam, se alimentam e se reproduzem plantas, animais e outros organismos.
A ideia da Secretaria do Meio Ambiente é apresentar aos funcionários responsáveis pela roçagem o que são os refúgios da biodiversidade e a importância da sua conservação, o que diz a legislação municipal e a melhor maneira de executar o serviço respeitando os locais onde alguns animais vivem e se reproduzem.
O capim existente às margens dos rios, córregos e lagos, quando evitado o corte raso e mantido mais alto, possibilita o estabelecimento de ninhais de aves ribeirinhas e abrigo para os peixes, pequenos mamíferos, anfíbios e répteis.