Prefeitura de Sorocaba vai oferecer passeio gratuito pela Igreja de João de Camargo
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
No próximo dia 29, sábado, às 14h, os sorocabanos poderão fazer um passeio monitorado e gratuito pela Igreja de João de Camargo – a Capela Senhor do Bonfim, sob o comando de José Rubens Incao, coordenador da Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”. As pessoas com mais de 12 anos de idade, interessadas em participar da atividade cultural, devem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231.5723. As vagas são limitadas.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade faz parte do Projeto Passeios Culturais, realizado pela equipe da Biblioteca Infantil, e integra a programação de aniversário da cidade. O objetivo do projeto é sensibilizar o olhar dos participantes para aspectos ligados à cultura e à história do povo sorocabano.
Neste passeio, a população terá a oportunidade de conhecer a vida e a obra de João de Camargo, além de prismas de fé e arte encontrados na capela. A intenção é despertar a consciência de que o passado, o presente e o futuro coexistem num mesmo espaço.
O ponto de encontro para o passeio será em frente à própria Capela de João de Camargo, que fica na Avenida Barão de Tatuí, 1.083, no Vergueiro.
Sobre João de Camargo
Escravo negro, filho de uma escrava negra e benzedeira, nascido em 1858, em Sarapuí (SP), João de Camargo veio para Sorocaba após a abolição em busca de sustento. Trabalhou para diversas famílias em serviços gerais quando, ao retornar do trabalho numa noite de tempestade, em 1906, teve – segundo a tradição – a visão do menino Alfredinho, de Monsenhor João Soares do Amaral, que o orientou a erguer uma igreja e auxiliar as pessoas.
Com o auxílio de familiares e de pessoas simples ergueu a capela que até hoje atrai gente de todo o Brasil e do exterior. Foi perseguido. Sua igreja, por diversas vezes, foi fechada. João de Camargo foi preso e processado, mas resistiu e continuou humildemente seu trabalho de auxiliar as pessoas, sem nada cobrar.
A Igreja teve também uma Corporação Musical que se apresentava nas festas e cultos. Teve ainda uma Escola Mista anexa, um ‘hotel’ para abrigar aqueles que vinham de longe, e uma caixa postal que superava qualquer outra da região em número de recebimento de correspondência pedindo auxílio.
Atualmente, a capela tem em seu interior uma profusão de imagens, fotos, pinturas e símbolos coexistindo harmoniosamente.
João de Camargo morreu em 28 de setembro de 1942 e até hoje a Igreja atrai expressivo número de pessoas, assim como é grande o número de visitantes em seu túmulo, que fica no Cemitério da Saudade. Detalhe que chama a atenção: João de Camargo tem seguidores em todo o mundo sem nunca ter recorrido ao poder da mídia que, na época em que ainda era vivo, pouco ou nada foi divulgou sobre ele.
Tags:Cultura, Passeio Histórico
