Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-realiza-seminario-para-conservacao-do-cerrado-nesta-quinta-feira/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h04

Prefeitura de Sorocaba realiza Seminário para Conservação do Cerrado nesta quinta-feira

O Dia do Cerrado é comemorado no dia 11 de setembro

 

A Prefeitura de Sorocaba realiza nesta quinta-feira (11), das 8h às 17h, o 1º Seminário Regional para Conservação da Biodiversidade do Cerrado, com a participação de professores de universidades de Sorocaba e do ABC Paulista. O encontro é gratuito e será realizado no auditório do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. 

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), dentro da programação em comemoração ao Dia da Árvore, lembrado no dia 21 de setembro, o objetivo do seminário é promover ações que contribuam para a preservação, a recuperação e a pesquisa sobre o Cerrado na região de Sorocaba.

Durante o encontro, os palestrantes abordarão temas como: Fitofisionomias do Bioma Cerrado, Estratégias de conservação ex situ do Cerrado; O Poder Público na Conservação da Biodiversidade; e Estratégias e critérios para definir áreas prioritárias para conservação. 

As inscrições deverão ser feitas no local do evento. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas. Mais informações pelo telefone 3219.2280. Segue abaixo a programação do evento:

 

8h – Café

8h30 – Abertura do Seminário

9h – Painel I – “Fitofisionomias do Bioma Cerrado”, com Waldir Mantovanni, da Universidade Federal do ABC.

11h – PAINEL II – “Estratégias de conservação ex situ do Cerrado”, com Prof.ª Dr.ª Fátima C. Marques Pina Rodrigues (Ufscar Sorocaba).

12h – Almoço

13h30 – Painel III – Mesa redonda: “O poder público na Conservação da Biodiversidade”, com Prof. Dr. Vidal Mota Júnior (Sema Sorocaba e Uniso) e o Prof. Dr. Welber Senteio Smith (Sema Sorocaba e Uniso)

15h – Café 

15h30 – Painel IV – Mesa redonda: “Estratégias e critérios para definir áreas prioritárias para conservação”, com Prof.ª Eliana Cardoso Leite (Ufscar Sorocaba) e Prof. Dr. Nobel Penteado (Uniso)