Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-realiza-capacitacao-sobre-motivacao/
Acessado em: 01/12/2025 - 09h52

Prefeitura de Sorocaba realiza capacitação sobre motivação e humanização para melhorar atendimentos na área da Saúde

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

Com o intuito de motivar e humanizar o atendimento dos servidores que prestam assistência à população, a Secretaria da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Educação Permanente, realizou na última terça-feira (25) uma palestra sobre “Motivação e Humanização em Saúde” para 104 profissionais da área, sendo auxiliares e técnicos administrativos, técnicos de enfermagem e coordenadores das Unidades Básica de Saúde (UBSs). O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista, das 8h às 12h.

A palestra abordou assuntos sobre os desafios no atendimento, postura e percepção, aspectos e processos da Política Nacional de Humanização, comunicação e suas diversas formas de expressão. Além disso, foi frisada a importância da qualidade de vida no trabalho e de formas de tratamento com os pacientes, visando a melhoria no acolhimento aos usuários que buscam os serviços de saúde.

Segundo a articuladora do Núcleo de Educação Permanente da SES, Fernanda Vieira, as pessoas precisam ter mais contato umas com as outras, precisam ser vistas como um objetivo e não como um objeto, é necessário saber mais sobre as condições do outro.“A arte de receber é algo transformador, ouvir com atenção, olhar no olho, saber orientar da maneira correta e comunicar de forma clara são coisas que fazem a diferença. Por isso falar sobre esse assunto é tão importante, precisamos resgatar e valorizar as relações humanas”, comenta Fernanda.

Para o médico e gestor técnico, Lúcio Neves, apesar de algumas dificuldades que acontecem no trabalho, é muito importante que as pessoas exercitem a empatia, aprenda a ouvir e dê a devida atenção para todos os pacientes. “Cada um tem sua necessidade e sua visão, então, não se pode duvidar ou tratar de forma diferente. Devemos atender os pacientes com atenção, ouvindo suas demandas e explicando com calma o que ele precisa fazer”.

O médico fez alguns questionamentos para os participantes da palestra, permitindo que eles refletissem sobre seus atos e de como suas ações diárias refletem em todos que estão por perto, mostrando o quanto eles são importantes para as pessoas e de que maneira suas atitudes podem mudar o dia de um paciente. “Espero que eu tenha trazido uma forma diferente de olhar à vida, e principalmente de um olhar eficaz, que é quando olhamos para si mesmo”, finaliza Lúcio.

Muito mais por Sorocaba!