Evento será aberto com atividade especial no Parque das Águas.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promove entre os próximos dias 1º e 7 maio a 11ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat). Realizada anualmente, em cumprimento à legislação municipal (lei nº 8.224/2007), a Sempat visa marcar a passagem do Dia do Trabalho, celebrado no dia 1º de maio, e incentivar a reflexão da sociedade sobre a importância de discutir a saúde e segurança do trabalhador.
De acordo com Fernanda Boécio, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que faz parte da comissão organizadora da semana, a programação da 11ª Sempat terá início no dia 3 de maio (domingo), com o evento “Saúde do Trabalhador no Parque”. A ação, que será realizada das 9h às 12h, no Parque das Águas, contará com atividades de lazer, saúde, ginástica, serviços de emissão de Carteira de Trabalho, recolhimento de currículos, orientação aos trabalhadores e divulgação de cursos.
Na segunda-feira, dia 4 de maio, a partir das 19h30, acontece a palestra “Participação do Movimento Sindical na organização da CIPA”, na Câmara Municipal de Sorocaba, que fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.945. Na terça-feira (5), no mesmo horário e mesmo local, a palestra terá o tema “Os impactos dos acidentes de trabalho na saúde do trabalhador”.
Na quarta-feira (6) será realizada palestra somente para os agentes comunitários de saúde, com o tema “Cuidando da saúde do trabalhador – a atuação do agente comunitário de saúde”. No mesmo dia, às 19h30, na Câmara, ocorrerá a palestra “Meio ambiente de trabalho, terceirização e precarização”, aberta ao público.
Fechando as atividades da 11ª Sempat, na quinta-feira (7), também às 19h30 na Câmara, a palestra será sobre “Controle social e saúde do trabalhador”.
A organização da Sempat é de responsabilidade de uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e do Cerest, da Câmara Municipal, indústrias, instituições de ensino, Conselho Municipal da Saúde (CMS), sindicatos e outros órgãos representantes da classe. As atividades são abertas ao público em geral.