Prefeitura de Sorocaba premiou as melhores obras literárias

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Na tarde desta sexta-feira (dia 27), a Prefeitura de Sorocaba, anunciou as cinco obras vencedoras do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2015 no Palacete Scarpa. São elas: “Meu tio levou um tiro – Memórias de um Garotinho Negro”, de Abner Laurindo (Biografia); “Alexandre Vannucchi Leme”, de Aldo Vannucchi (Biografia); “A fonte: o forasteiro, o romeiro, a penitente, o turista e o viajante”, de Elcio Mário Pinto (Romance); “O Carvalho”, de Jorge Facury Ferreira (Não-ficção); e “Manifesto pela ocupação amorosa dos corações vazios”, de André Luis de Jesus Gomes (Crônicas). Cada autor recebeu um prêmio de R$ 5 mil.

Promovido pela Secretaria da Cultura (Secult), o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura visa valorizar e divulgar a arte literária local. “Parabenizo os vencedores e classificados, que contribuíram com a literatura sorocabana; a minha equipe, que coordenou todo este trabalho; e os peritos avaliadores, que contribuíram muito neste prêmio e deram consistência nas avaliações”, destacou a secretária Jaqueline Gomes. Todos os autores das obras classificadas para a seleção final também ganharam certificados.

No total, vinte obras literárias concorreram à premiação, sendo dois trabalhos na categoria Infantil; dois de Biografias; sete de Não-Ficção; três de Poesia; quatro de Ficção – Romance; um de Ficção – Crônica; um de Artes e Fotografia.

O educador Aldo Vannucchi, ex-reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), agradeceu o trabalho realizado pela Secretaria da Cultura. “Obrigado pela abertura que vocês nos deram. Estou muito feliz em ter colaborado com a literatura da nossa cidade”. Em seu livro, o autor conta a história, num testemunho bastante pessoal, do sobrinho Alexandre Vannucchi Leme, estudante da USP, símbolo da luta pela democracia que foi morto durante o regime militar, um dos períodos mais obscuros da história do Brasil.

Já o jornalista Abner Laurindo destacou em sua fala a importância de se retratar a história da África e dos afrodescendentes. “Precisamos conhecer nossa história e buscar a riqueza do negro. Existe racismo no dia a dia, a nossa sociedade ainda vê o negro como subalterno. Espero que os negros um dia estejam em todas as áreas do conhecimento, e não só no esporte e na música. O lugar do negro é em qualquer lugar, aonde ele quiser ir e tiver competência para fazer. O livro veio num momento muito bom e é muito legal saber que pessoas competentes gostaram dele. Não tem nada que pague o reconhecimento por um trabalho pessoal e que mostra também para a sociedade que nós, os negros, estamos aqui”, destacou.

O livro “Meu tio levou um tiro – Memórias de um Garotinho Negro” expõe as lembranças de um garoto negro com foco em suas experiências pessoais, abordando o período de transição da infância para a adolescência, marcado pelo assassinato de seu tio. Abner é autor também do livro “Temos Difíceis” e já está escrevendo outros dois: “Capoeira – a primeira resistência” e “O Ano dos Negros”.

Os peritos avaliadores do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2015 foram Luciana Coutinho, Rute Bueno e Anderson Favero. Os cinco artistas premiados pela Prefeitura de Sorocaba deverão apresentar uma proposta de contrapartida, como apresentações gratuitas, oficinas, exposições, cursos, palestras, entre outras atividades, com objetivo de promover a formação cultural.

Tags:,