Prefeitura de Sorocaba inaugura o segundo CAPS AD III do município
Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Unidade, localizada no Vergueiro, é fruto de parceria com Associação Protetora dos Insanos de Sorocaba (APIS) e integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugurou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (13), o segundo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) III de Sorocaba. A unidade, que funciona 24 horas em parceria com a Associação Protetora dos Insanos de Sorocaba (APIS – Jardim das Acácias) e é denominada “Roda Viva”, está localizada no Jardim Vergueiro, na Regional de Saúde Sudeste, oferece atendimento para pessoas com uso abusivo de álcool e outras drogas e dependentes químicos.
“É com muita alegria que entregamos mais este CAPS 24 horas e damos mais um passo na reestruturação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da nossa cidade. Inclusive, tivemos um grande avanço na área de saúde mental neste período de governo permitindo, assim, que a desinstitucionalização se torne realidade em Sorocaba”, comentou o prefeito. “Mas é preciso que todo este cuidado não seja ação exclusiva da Prefeitura. O Estado e a União são signatários com a mesma responsabilidade. Sorocaba faz sua parte, mas exige que os outros entes federados também o façam”, completou.
“Realmente é uma satisfação entregar mais um CAPS 24 horas, ainda mais contando com a parceria de sempre da APIS. Quero parabenizar o governo Pannunzio e toda minha equipe que vem viabilizando as estruturas da RAPS de Sorocaba, a caminho da desinstitucionalização”, disse o secretário da Saúde, Francisco Antônio Fernandes, lembrando o fim do funcionamento dos hospitais psiquiátricos Mental, Jardim das Acácias e Teixeira Lima e a transformação do Vera Cruz em Polo de Desinstitucionalização.
De acordo com a coordenadora da Área de Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Mirsa Elizabeth Dellossi, a Prefeitura deve entregar ainda neste ano outro CAPS III e chegar às quarenta Residências Terapêuticas (RTs) até o fim de 2016. Hoje, a cidade já conta com 23 RTs.
Também participaram da cerimônia de inauguração do CAPS IJ “Bem Querer” a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Edith Maria Di Giorgi, o vereador Rodrigo Manga, representando a Câmara Municipal; os secretários municipais de Esportes e Lazer, Francisco Moko Yabiku, e o chefe do Gabinete do Poder Executivo, Rodrigo Maldonado, além do presidente da APIS, Marcos Alencar Santos.
Depois do descerramento da placa de inauguração, todos os presentes foram convidados a conhecer as dependências do novo CAPS AD III e participar, juntamente com os pacientes atendidos pela unidade, de um pequeno coquetel. Dois deles, M. e P., fizeram questão de abordar o prefeito Pannunzio para elogiar o atendimento prestado no local. “Muito obrigado por nos oferecer este CAPS”, falou M. “Tenho certeza que vou voltar a ter minha vida melhor e largar do vício”, completou P.
Sobre o CAPS AD III “Roda Viva”
O CAPS AD III “Roda Viva”, localizado na Rua Padre José de Anchieta, 295, Jardim Vergueiro, atende a demanda de todos os bairros do município. A unidade funciona diariamente, permanecendo aberta ao público das 7h às 19h, além de se manter em regime de plantão das 19h às 7h, para atendimento de pacientes que necessitam de acolhimento noturno.
O CAPS Roda Viva tem capacidade para realizar 1.200 atendimentos por mês. Conta com seis leitos de acolhimento, sendo três masculinos e três femininos. Possui, ainda, cinco consultórios, recepção, sala de equipe, copa, cozinha, refeitório e sala de enfermagem. Os usuários podem ficar mais de um dia na unidade, em acolhimento noturno, dependendo da sua necessidade.
“Os CAPS oferecem acompanhamento mais intenso aos casos graves decorrentes do uso de drogas, evitando internações desnecessárias. As internações, quando são indicadas, são referenciadas para os leitos de Saúde Mental em hospital geral para desintoxicação, sendo que em Sorocaba essa referência está na Santa Casa e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
A equipe multiprofissional que realiza os atendimentos é composta por médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiros e farmacêutico.
Tags:Caps
