Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-inaugura-cras-e-territorio-jovem-no-ana-paula-eleuterio/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h23

Prefeitura de Sorocaba inaugura CRAS e Território Jovem no ‘Ana Paula Eleutério’

Equipamentos vão ajudar na garantia dos direitos sociais e o acesso à cidadania pela população deste bairro

Nesta sexta-feira (dia 17), às 16h, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio entregará o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Território Jovem (TJ) do Conjunto Habitacional ‘Ana Paula Eleutério’ (Habiteto). A cerimônia de inauguração será realizada no TJ, localizado na Avenida Itavuvu, 7.345, na Zona Norte de Sorocaba. 

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o CRAS é um equipamento previsto na Política Nacional de Assistência Social, via Sistema Único de Assistência Social (Suas). Com o novo espaço, os serviços da rede socioassistencial da cidade estarão mais próximos da população em situação de vulnerabilidade social do bairro.

Com mais esta unidade, Sorocaba passará a ter dez CRAS: o do Ana Paula Eleutério, Central, Parque São Bento, Cajuru, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Parque das Laranjeiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Vila Helena. A meta do Governo Municipal é oferecer pelo menos quinze Cras espalhados pela cidade até 2016.

“O CRAS é fundamental e é um grande instrumento de defesa de direitos da população. Funciona como uma porta de entrada da população para todos os benefícios, sejam eles Federal – como o Bolsa Família – Estadual ou Municipal”, explica a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária do Desenvolvimento Social.

A unidade também verifica outras necessidades dessas famílias de alta vulnerabilidade social, tanto na área da saúde, educação ou habitação, por exemplo, e encaminha para toda a rede socioassistencial formada pela própria estrutura pública e pelas entidades que têm convênio com a secretaria.

O CRAS ‘Ana Paula Eleutério’ levará os serviços da rede a cinco mil famílias em situação de vulnerabilidade social naquela região. De acordo com a Sedes, a equipe da unidade é formada por 2 assistentes sociais, 1 psicólogo e 1 coordenador, além de 4 técnicos de nível médio: 2 agentes sociais e 2 técnico administrativo.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Horácio Blaseck, 246, onde funcionava a antiga UBS (Unidade Básica de Saúde).

 

Sobre o TJ

 Já o Território Jovem é um espaço aberto de acolhimento e convivência dos jovens, onde eles podem desenvolver e buscar atendimentos nas diversas áreas de seus interesses. “O Território Jovem tem se mostrado um equipamento importante em nossa cidade, que está trazendo uma convivência saudável, fundamental a essa faixa etária”, afirmou Edith Di Giorgi.

Com esta inauguração, Sorocaba passará a ter oito TJs: ‘Ana Paula Eleutério’, Jardim Ipiranga, Nova Esperança, João Romão, Maria Eugênia, Aparecidinha, Cajuru e Iporanga II.

Na unidade, os jovens do ‘Ana Paula Eleutério’ terão acesso a cursos de qualificação profissional, oficinas culturais e esportivas, entre outras atividades que eles mesmos propõem e conjuntamente desenvolvem. Para participar das atividades, os jovens entre 12 e 29 anos devem se inscrever na própria unidade e levar RG e CPF.