Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-faz-tres-operacoes-dignidade-em-apenas/
Acessado em: 18/01/2026 - 06h42

Prefeitura de Sorocaba faz três ‘Operações Dignidade’ em apenas oito dias

Por: Secom

As Operações têm como foco localizar e encaminhar as Pessoas em Situação de Rua para o atendimento social

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), vem realizando desde a semana passada a chamada ‘Operação Dignidade’, como o intuito de abordar e dar encaminhamento social às Pessoas em Situação de Rua (PSR) que perambulam pelas ruas da cidade. Em um período de oito dias, foram realizadas três operações na cidade com abordagens em vários pontos.

De acordo com a secretária da Sias, Cíntia de Almeida, “nós estamos fazendo um trabalho de localização dessas pessoas, dando a elas a condição de um acompanhamento social e até de voltar às suas cidades de origem. Nosso interesse é saber onde essas pessoas estão e como podemos ajuda-las, mas muitos recusam ajuda e não podemos força-las. Esse atendimento de rua não pode ser compulsório, ou seja, a pessoa é quem sinaliza se quer ou não receber essa ajuda do poder público municipal”, explicou a titular da Sias.

Em recente mapeamento feito pela Secretaria de Igualdade e Assistência Social, verificou-se que apenas 12% das pessoas que estão na condição de rua em Sorocaba não são originários da cidade, o que significa que 88% vêm de outras cidades e Estados.

“Fizemos esse mapeamento por determinação do prefeito José Crespo porque precisamos conhecer quem são essas pessoas que estão em condição de rua na cidade. Para aqueles que aceitam, nós encaminhamos ao serviço social da Casa Azul, o antigo Centro POP. Muitos aceitam voltar às suas cidades de origem, mas muitos não querem sair das ruas e, muito menos, o atendimento social”, explica a secretária, ressaltando que a maioria deles acaba encontrando nas ruas o espaço ideal para viver por conta da oferta de alimento e dinheiro.

“Nós temos uma população muito generosa, que se consterna com a situação dessas pessoas que vivem nas ruas, e acaba oferecendo comida e dinheiro, uma atitude perfeitamente compreensível e louvável, mas que se transforma em um dos combustíveis para que, cada vez mais, tenhamos pessoas nessas condições”, explica a titular da Sias.

Ainda de acordo com levantamentos feitos pela Sias, a grande maioria das pessoas que vive em condição de rua a procura devido ao vício em álcool e drogas ou não aceitam viver sob jugo de suas famílias.
A Operação Dignidade é realizada em um trabalho integrado entre secretarias da Saúde, que oferece exames para doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), Secretaria de Segurança e Defesa Civil através da Guarda Civil Municipal e Secretaria de Saneamento (que faz o recolhimento dos inservíveis), além do apoio da Polícia Militar.

Confira o saldo das operações realizadas em Sorocaba nos últimos oito dias: 

 

Muito mais por Sorocaba!