Prefeitura de Sorocaba entrega registros de imóveis

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

A prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), faz nesta quinta-feira (25) a entrega de títulos de registro de imóvel para pelo menos 278 famílias, em cerimônia a ser realizada no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” – TMTV, às 19h.

Serão beneficiados moradores dos bairros: Colorau I e II, Zacarias, João Romão, Sabiá, Jardim Ipiranga, Novo Horizonte e Jardim Real. Junto a esses novos e legitimados proprietários, também recebem o registro de imóveis, 80 proprietários de lotes comerciais do bairro Júlio de Mesquita Filho.

A auxiliar de dentista, Michele da Silva, mora no “Júlio” com o marido e dois filhos. Ela contou que gosta muito do lugar porque tem tudo perto e poder ter em mãos o documento de sua casa “é um orgulho muito grande. É a confirmação final de que realizamos o nosso sonho”, comentou.

Para chegar a fase de entrega desses documentos a Sehab trabalha durante meses e até anos. Primeiro é realizado um estudo completo da situação da área e feita a regularização do loteamento, depois são redigidos termos oficializando a doação imóvel para o cidadão, tudo com as despesas de cartório pagas pela prefeitura.

Para serem regularizadas em Sorocaba, as áreas devem ser consolidadas há no mínimo cinco anos, do ano da publicação da Lei Municipal 8451/2008, que norteia as áreas que devem ser objetos de estudo da regularização fundiária, sendo possível reconhecer áreas ocupadas até 2003.

Todas as áreas que vão receber títulos já contam com infraestrutura pública, abastecimento de água e esgoto, fornecimento de energia elétrica, coleta de lixo e transporte público. São locais que tem em seu entorno creches, escolas e unidade básicas de Saúde (UBS), portanto, estão inseridos no contexto urbano da cidade.

A moradora do Júlio de Mesquita Filho, Rosa Claret da Silva Pinheiro, já recebeu o convite para participar da cerimônia de entrega dos documentos e diz que quer ser uma das primeiras a chegar: “Eu estou mega feliz, estou concretizando o sonho da minha família, nossa casa é um patrimônio que vai ficar para os meus filhos, Vinícius que está com 17 anos e João Vitor que tem 10”, contou orgulhosa.

A cerimônia de entrega dos documentos costuma ser um evento de muita emoção, as famílias comemoram unidas a conquista e funcionários da habitação ficam felizes em ver um trabalho concluído. “Tenho um sentimento de imensa gratidão por fazer a diferença na vida das pessoas. A casa, o lar é a primeira necessidade de todo ser vivo. É o abrigo, o refúgio, e tornar isso realizado, não tem preço”, concluiu a secretária da Habitação, Julia Galvão Andersson.

Tags: