Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-entrega-de-registros-de-imoveis/
Acessado em: 18/01/2026 - 12h19

Prefeitura de Sorocaba faz entrega de registros de imóveis

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A noite da quinta-feira (25) foi de muita emoção para 278 famílias de Sorocaba que receberam da Prefeitura Municipal , por intermédio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), os registros de seus imóveis, agora legalizados. Os beneficiados moram nos bairros Colorau I e II, Zacarias, João Romão, Sabiá, Jardim Ipiranga, Novo Horizonte, Jardim Real e Júlio de Mesquita Filho onde, além dos imóveis residenciais, também foram entregues 80 títulos de lotes comerciais.

A cerimônia de entrega dos documentos foi realizada no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) e contou com a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, da secretária da Habitação e Regularização Fundiária, Julia Galvão Andersson, e dos vereadores Gervino Gonçalves, Wanderley Diogo e Rodrigo Manga.

O empresário paranaense Francisco de Assis Ferreira foi o primeiro chamado para receber o título do lote comercial que adquiriu em 1998, no bairro Júlio de Mesquita Filho. Ele é proprietário de um supermercado que começou suas atividades com 20 funcionários e, hoje, tem o dobro e a perspectiva de ampliar o negócio. “Quando cheguei era tudo rua de terra, ainda tinham poucos moradores, mas eu acreditei desde o início no bairro, sabia que ele ia crescer e se tornar a potência que é hoje”, comentou animado.

A dona de casa Andreza Granado Janoski é de outra região da cidade, mas também viu seu bairro crescer. “Quando me mudei para a Vila Zacarias só tinham 3 casas lá”, contou. Entre as melhorias que viu acontecer destaca a escola: “Eu acompanhei a construção desde o primeiro tijolo e hoje fico feliz de ver o prédio cheio de estudantes”, contou animada enquanto esperava ser chamada para pegar sua escritura.

Pannunzio confessou que entregar e regularizar moradias são atividades que o deixam imensamente feliz. Desde o início do seu mandato, o prefeito já assinou 2.117 títulos de registro de imóvel: “É um grande privilégio compartilhar este acontecimento tão especial com vocês”, disse em seu discurso.

A titular da Sehab, Julia Andersson, iniciou sua fala bastante contando uma experiência pessoal: “Eu sei o quê vocês estão sentindo hoje, quando me casei comprei uma casa apenas com contrato de gaveta e isso me tirou muitas noites de sono. É uma grande alegria poder trabalhar para que todos vocês tenham o registro do imóvel em mãos”, acrescentou.

Para chegar a fase de entrega desses documentos, a Sehab trabalha durante muito tempo realizando estudos completos da situação da área, fazendo a regularização do loteamento, depois, de lote por lote, para finalmente oficializar o registro em cartório, que tem o peso de uma escritura.

Sentadas nas primeiras fileiras do teatro, a aposentada Síria Regina Abdalla e a filha Luciane Rodrigues dos Santos estavam bastante ansiosas; elas testemunharam o começo do “Júlio”, assistindo ao crescimento do conjunto habitacional. “Os bairros que nasceram em volta, como o Santa Bárbara e o Piazza di Roma, eram grandes plantações de eucalipto onde eu ia pegar algumas folhinhas pra levar na sauna do clube que frequentava, no centro”, lembrou sorridente. “Eu amo o meu bairro, cresci lá, junto com ele e agora o meu sonho é também comprar minha casinha lá”, confidenciou a filha.