Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-doa-dezenas-de-mudas-em-acao-ambiental-no-paco/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h23

Prefeitura de Sorocaba doa dezenas de mudas em ação ambiental no Paço

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Mais de 50 mudas de ipê-amarelo, jenipapo, aroeira-salsa, pitanga e goiaba foram doadas somente na manhã desta terça-feira (dia 7) no andar térreo do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. A ação foi realizada pela Prefeitura de Sorocaba durante todo o dia e fez parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

O objetivo da ação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) é de utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade da cidade, bem como incentivar a arborização urbana do município.

Quem levou cinco exemplares, um de cada espécie, foi o bombeiro civil José Augusto Dias Oliveira. As mudas serão levadas à Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz”, no Centro, onde ele desenvolve o projeto Bombeiro Escolar, para os estudantes da unidade. A ideia é plantar as árvores na própria escola e com isso criar conscientização ambiental às crianças e adolescentes. “Dá para fazer um trabalho bem legal com eles”, comentou.

O técnico de controle administrativo Mateus Levi Ferreira, da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), levou duas mudas de goiaba e ipê-amarelo para plantar em sua casa, no Parque São Bento. “Acho legal plantar árvores na cidade, pois além de ajudar na preservação do meio ambiente, as árvores também melhoram o clima e essa goiabeira ainda vai dar frutos”, destaca o servidor público. “Ano passado plantei uma árvore no meu quintal e ela já está num tamanho legal”, comentou.

Outro servidor a aderir ao projeto de arborização urbana foi o técnico de controle administrativo Fernando Abreu, também da SPG. Ele levou uma goiabeira e ainda queria escolher outra espécie. “Vou cultivar em vaso de bonsai”, adiantou o munícipe, que é adepto desta arte milenar há mais de 10 anos.

Entre os benefícios da arborização estão o melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar e proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer. As espécies frutíferas, por exemplo, além de produzirem frutos para o consumo próprio, também atraem diversas espécies de pássaros, borboletas e até abelhas, fundamentais para a polinização que gera a frutificação.

A atividade educativa também integrou o Programa “Arboriza Sorocaba”, que visa contribuir com o aumento do número de árvores plantadas no município, conforme o Plano de Arborização Urbana de Sorocaba, e sensibilizar as pessoas sobre a proteção e recuperação das áreas verdes do município.