A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), realizou na tarde da última quarta-feira (29), o evento de divulgação do Plano Municipal de Coleta Seletiva, um documento que traz o resultado de estudos técnicos que estabelece o planejamento das ações de gerenciamento de coleta e destinação dos resíduos recicláveis a curto, médio e longo prazo para os próximos 20 anos na cidade.
O Plano de Coleta Seletiva foi elaborado pela Prefeitura de Sorocaba desde 2013, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Secretaria de Saneamento (Sesan), com apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e consultoria especializada da DRZ Geotecnologia e Consultoria.
Para a elaboração do documento, foi utilizado recurso federal do Ministério do Meio Ambiente (MMA), repassado ao município através da Caixa Econômica Federal (CEF), com uma contrapartida da Prefeitura de Sorocaba. O plano foi feito em acordo com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10).
O PMCS visa desenvolver e ampliar a coleta seletiva no município incluindo a participação de cooperativas, promovendo a geração de renda, inclusão social e o desenvolvimento sustentável.
Representando o prefeito José Crespo, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), Lilian Crespo, falou da importância da coleta na cidade de Sorocaba. “Estou muito feliz com a iniciativa, é preciso diminuir o lixo gerado para garantir a sobrevivência das próximas gerações. Não há mais espaço para desperdícios, não há mais espaço para guardar o lixo reciclado em aterros”, declarou.
Segundo o secretário da Sesan, Alceu Segamarchi Junior, atualmente a prefeitura coleta cerca de 3% do volume total através da coleta seletiva. “O plano é que se consiga dobrar para 6% até o próximo ano, fortalecendo, aumentando e ampliando o apoio que já damos para as cooperativas”, afirma.
As pessoas ainda poderão conferir até o dia 14 de setembro, das 8h às 16h30, uma exposição do Plano de Coleta Seletiva na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. A mostra conta com as informações do histórico de como foi desenvolvido o documento.
Estiveram presentes os secretários Jessé Loures (Meio Ambiente, Parques e Jardins), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Osmar Thibes (Recursos Humanos), Flávio Chaves (Relações Institucionais e Metropolitanas), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), Marcelo Regalado (Fazenda), Dra. Marina Elaine Pereira (Saúde), Ana Lucia Sabadin (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais) e a Ouvidora do Município, Liliana de Jesus.