Prefeitura de Sorocaba decreta situação de emergência devido ao alto número de casos de dengue na cidade

 

Somente em 2015, já foram confirmados 547 casos da doença, número maior do que o registrado no ano passado inteiro.

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio assinou no início da tarde desta quinta-feira (29) o decreto nº 21.671 de 29/01/2015, que declara situação de emergência em Sorocaba devido ao acentuado número de casos de dengue confirmados na cidade neste ano: até o dia 28 de janeiro, já são 547. A medida tem como objetivo controlar uma iminente epidemia, com base nos indicadores epidemiológicos da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SES).

O anúncio foi feito pelo chefe do Gabinete do Poder Executivo (GPE), Rodrigo Maldonado, durante entrevista coletiva concedida no Salão de Vidro, localizado no andar térreo do Palácio dos Tropeiros. Participaram ainda da coletiva os secretários municipais da Saúde, Vagner Guerrero; da Administração, Roberto Juliano; de Negócios Jurídicos, Maurício de Freitas e de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai. A diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, e o presidente da Coordenação Municipal de Defesa Civil, Roberto Montgomery Soares, também estiveram presentes.

De acordo com Rodrigo Maldonado, o decreto possibilitará a ampliação do atendimento dos casos suspeitos e confirmados de dengue na cidade, pois permite agilizar eventuais aquisições de serviços e bens indispensáveis, como materiais e equipamentos para o combate ao mosquito Aedes aegypti; contratação de pessoal, ampliação de jornada de profissionais envolvidos, dentre outros.

“O combate à dengue é permanente em Sorocaba. As ações foram intensificadas no segundo semestre do ano passado tendo em vista o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) e as projeções da Área de Vigilância em Saúde. Com a cidade em situação de emergência, será possível agilizar as ações do Poder Público municipal que envolvem a dengue, entre elas, as licitações”, explica o secretário municipal da Saúde, Vagner Guerrero.

“O atual cenário da dengue é inédito na cidade. Há uma forte probabilidade de termos uma epidemia de grandes proporções já nos próximos meses, quando poderemos ter milhares de casos confirmados na cidade”, alerta Daniela.

 

Prevenção é fundamental 

Segundo dados do novo boletim epidemiológico da dengue, divulgado excepcionalmente nesta quinta-feira (29), desde o início deste ano, até o dia 28 de janeiro, já foram confirmados 547 casos de dengue na cidade. Deste total, 487 são autóctones e 60 importados. Para se ter uma ideia da dimensão da situação atual da dengue em Sorocaba, em 2014, durante o ano todo, foram registrados 469 casos.

“Estamos em alerta e preocupados com a situação. Não é um momento de pânico, e sim de ação. Por isso é fundamental que toda a população fique atenta aos cuidados preventivos contra o mosquito transmissor da doença, já que os registros estão aumentando a cada semana”, declara Daniela Valentim, diretora da Área de Vigilância em Saúde.

Por isso, é necessário que cada cidadão faça sua parte e elimine de sua casa todos os materiais que possam acumular água da chuva e se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. É preciso que os munícipes confirmem ainda se não há nenhuma calha entupida, objetos espalhados nos quintal e vasos de plantas que acumulem água. Além disso, é fundamental tampar vasos sanitários e cobrir a piscina.

No caso de uma pessoa apresentar algum sintoma da dengue (como febre, vômito, dor no corpo, dor na cabeça ou dor atrás dos olhos), ela deve procurar imediatamente a UBS mais próxima de sua residência. “O mais importante é se hidratar bastante e não se automedicar, pois isso pode até piorar o quadro do paciente”, orienta Daniela.

 

 

Tags:, , , ,