A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), está com inscrições abertas para o credenciamento de pessoas físicas de todo o Brasil que desejem atuar como peritos na análise de projetos participantes de editais e prêmios realizados pela Secultur em 2018. O prazo termina no dia 22 de maio.
Podem participar candidatos com mais de 18 anos, ligados as seguintes áreas: artes cênicas, artes visuais, cinema e vídeo, letras, música, formação cultural, patrimônio histórico e cultural e festivais. Os interessados com formação e experiência deverão indicar até duas áreas de credenciamento nas quais pretendem atuar.
De acordo com a Secretaria da Cultura e Turismo, os peritos serão remunerados conforme o número de projetos propostos a eles e analisados e também conforme o edital nº 07/2018, publicado no Jornal do Município da última sexta-feira (20).
Os profissionais serão credenciados por nível de qualificação, de acordo com a pontuação obtida pela somatória dos requisitos de experiência e formação na área.
Documentação
A solicitação de credenciamento deverá ser apresentada, em ordem cronológica, com a seguinte documentação: cópia de documento legal de identificação que prove idade superior a 18 anos, que contenha foto, assinatura, número da Carteira de Identidade e do CPF; cópia de comprovante de residência com data de emissão não superior a três meses; cópia de comprovante de inscrição no órgão de classe competente, se for o caso; e cópia da inscrição de contribuinte como profissional autônomo no Regime Geral da Previdência Social – INSS e no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Serviços – ISS, quando cabível.
Os interessados também deverão apresentar a cópia do certificado ou diploma que comprove a formação acadêmica e cursos complementares; documentos que comprovem experiência profissional mínima de dois anos na(s) área(s) cultural(is) pleiteada(s), indicando primeira e segunda opção, tais como: carteira de trabalho (CTPS), portfólio com publicações, fotos e reportagens de trabalhos realizados; declarações de instituições reconhecidas na área cultural sobre contratações e serviços prestados na área de interesse; execução de projetos anteriores; comprovante de estar quite com as obrigações eleitorais; e comprovante de estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino.
As pessoas que já foram peritas do edital em 2017 deverão apresentar, junto da Ficha de Inscrição, somente os seguintes documentos: cópia de documento legal de identificação que prove idade superior a 18 anos, que contenha foto, assinatura, número da Carteira de Identidade e do CPF; cópia de comprovante de residência com data de emissão não superior a três meses; comprovante de estar quite com as obrigações eleitorais; e caso deseje, o solicitante poderá apresentar algum novo documento, como comprovante de experiência profissional ou formação acadêmica, a fim de atualizar a sua pontuação.
A ficha de inscrição e toda a documentação deverão ser entregues pessoalmente ou enviados via postal para a Secretaria de Cultura e Turismo (avenida Afonso Vergueiro s/nº, Chalé Francês – Jardim Maylasky, CEP – 18035-370, Sorocaba – SP). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: linc@sorocaba.sp.gov.br[1] ou no edital, que pode ser conferido no site da Prefeitura de Sorocaba: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jornal-do-municipio/[2].