Prefeitura cria grupo de inteligência para reduzir injustiça fiscal
Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br
A sonegação de impostos leva à injustiça fiscal, já que os cidadãos desonestos deixam de contribuir com os custos dos serviços públicos por contribuintes que cumprem as suas obrigações. A fim de criar mais mecanismos para reduzir tal injustiça, a Prefeitura de Sorocaba montou um Grupo de Planejamento e Inteligência Fiscal, com mais de 30 auditores. A equipe começou a ser articulada na quinta-feira (06) após reunião com o secretário da Fazenda, Fábio de Castro Martins.
Os 32 auditores fiscais da equipe da Secretaria da Fazenda já buscam ferramentas para cruzar dados a fim de levantar eventuais falta de emissões de notas fiscais que levariam ao recolhimento do Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). “Com essa integração da equipe de Auditores e com uso do serviço de cruzamento de informações através da inteligência, a Prefeitura Municipal dará grande passo ao encontro da eficiência e padronizações nas ações fiscais”, avalia Fábio Martins.
A fiscalização ocorrerá em todos os seguimentos econômicos, desde os que movimentam maiores valores, como agências bancárias, como autoescolas, por exemplo. Para isso, serão utilizadas ferramentas já existentes que informam número de alunos em escolas; ou de matriculados em auto escolas por meio do Detran, e assim por diante. O uso de tais ferramentas vai agilizar tais fiscalizações, já que até atualmente eram feitas presencialmente nos estabelecimentos, demandando mais tempo para apurar eventuais casos de sonegação.
Tags:Fazenda
