Prefeitura cria espaços de exposições e formação cultural em parceira com o Sesc
Dois dos prédios históricos mais conhecidos da cidade, o Palacete Scarpa, atual sede da Secretaria da Cultura (Secult), e o Barracão Cultural, localizado na Estação Ferroviária, contarão com novos espaços voltados às artes. Enquanto o primeiro terá uma galeria permanente para a exposição de obras produzidas por artistas sorocabanos, o segundo terá ampliada sua vocação de formação cultural. As novidades resultam de uma parceria da Prefeitura de Sorocaba com o Sesc, que vai doar para a SEcult as estruturas usadas pela mostra Frestas – Trienal de Artes, que termina neste domingo (8).
Na última quinta-feira (5), uma reunião entre representantes da Secult e do Sesc definiu os últimos acertos da iniciativa. A Prefeitura ficará com toda a estrutura montada no Palacete e no Barracão, incluindo mostruários, paredes e iluminação.
A secretária Jaqueline Gomes comemora a parceria, pois valoriza importantes patrimônios históricos da cidade, além da produção e formação cultural local. “O projeto Frestas trouxe para Sorocaba trabalhos de importantes artistas contemporâneos e reuniu um grande público, sendo comparada inclusive à Bienal de São Paulo e projetando a cidade em publicações de países como Argentina e Inglaterra. Agora, nos deixa este legado”, ressalta.
Galeria Scarpa e Núcleo de Formação
Com o término da exposição Frestas, neste domingo, as estrutura usadas passarão por um processo de desmontagem e reorganização. O diretor de Gestão da Secult, Régis Massaroto, afirma que a estrutura do Palacete Scarpa ficará montada permanente, voltada a exposições de trabalhos de artistas locais, sendo denominada Galeria Scarpa. “Em breve, vamos publicar edital de chamamento para que os artistas interessados em expor possam se apresentar nesse novo espaço”, explica.
Já a estrutura deixada para Barracão Cultural vai ser utilizada no Núcleo de Formação, projeto que irá oferecer ações voltadas a qualificação artística. Atualmente, o espaço vem sendo ocupado por cursos de iniciação artística do programa Mais Cultura.
