Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-cortara-o-ponto-de-quem-aderir-a-greve-na-sexta-feira/
Acessado em: 21/01/2026 - 08h21

Prefeitura cortará o ponto de quem aderir à greve na sexta-feira

Por: Fabiana Sorrilha

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, determinou, nesta quarta-feira (26), que seja cortado o ponto dos servidores que aderirem à greve geral programada por entidades sindicais para a sexta-feira (28).

Também mandou que os seus 22 secretários não permitam o abono do dia (a falta garantida por lei em data a ser escolhida pela chefia) e que garantam o trabalho aos servidores que comparecerem.

“Respeitamos o contraditório, as críticas e as reações de setores da sociedade a quaisquer atitudes dos governos, mas defendemos, acima de tudo, os direitos e as vontades da população em geral”, disse o prefeito.

José Crespo afirmou também que a greve deve ser sempre o último instrumento de pressão, nunca o primeiro nem o intermediário. Para ele, a greve deve ser espontânea e nunca forçada, com piquetes e paralisação dos meios de locomoção, etc.

Ele entende ainda que a greve nunca deve ser agendada e emendada a feriados ou finais de semana e que os dias parados devem ser descontados dos grevistas como forma de eles demonstrarem sacrifício pela causa e como uma indenização aos prejuízos causados a terceiros.

“A Prefeitura de Sorocaba e suas unidades autônomas (Urbes, Saae e Pq. Tecnológico) não vão aderir à greve, mas não agirão contra ela”, disse o prefeito.

Transporte coletivo

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que as empresas Consor e STU foram notificadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região sobre a Paralisação Nacional anunciada para esta sexta-feira (28), da 00h00 às 23h59.

Ainda que a notificação se baseie na Lei nº 7.783/89, o sindicato não se manifestou em disponibilizar um percentual mínimo de ônibus em operação em Sorocaba, motivo pelo qual a Urbes oficiou as duas empresas concessionárias (Consor e STU) e o sindicato para tentar evitar a paralisação. Além disso, ajuizou ação na tarde da última terça-feira (25) junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para que seja mantida 70% da frota em operação.

De acordo com a Urbes, se houver a paralisação com um percentual mínimo de ônibus em operação, o Terminal Santo Antônio e o Terminal São Paulo serão abertos normalmente e todas as linhas continuarão em circulação, porém, com quantidade reduzida de ônibus e com longos intervalos de espera.

A Urbes lamenta esse tipo de manifestação que prejudica muito o deslocamento da população e orienta a quem puder, que altere as suas viagens, até que o serviço seja normalizado.

O Sistema de Transporte possui 109 linhas de ônibus em operação. Circulando diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antonio e 40 mil no Terminal São Paulo.

Trânsito

Os agentes de trânsito serão posicionados desde as primeiras horas da manhã em pontos estratégicos de tráfego para minimizar os efeitos da paralisação. A central semafórica operará em esquema diferenciado para dar fluidez às vias arteriais. Os agentes que trabalham no CCO Trânsito – Centro de Controle Operacional – auxiliarão no monitoramento do trânsito através das câmeras instaladas na cidade.

Escolas municipais

As escolas municipais vão funcionar normalmente se houver funcionários para receber as crianças. A recomendação da Secretaria da Educação é que os diretores de unidades utilizem o bom senso para avaliar se a escola poderá receber os alunos ou não. Se não houver quantidade suficiente na relação número de alunos/adultos, ou mesmo ausência de professores, inspetores de alunos suficientes para manter a segurança dos alunos no pátio e demais funcionários de apoio (equipes de limpeza, merenda, secretaria de escola) os gestores suspenderão o atendimento. Para alunos que permanecerem na unidade escolar, a direção deverá criar atividades até que os pais ou responsável legal possam buscá-los.

Todos os servidores presentes na unidade escolar, mesmo aqueles que tenham chegado atrasados em função de problemas no trânsito relacionados à greve, deverão cumprir seus horários e passar seus cartões normalmente, caracterizando o seu direito de não adesão à greve. Nos casos de suspensão de aulas que caracterizem a necessidade de reposição do dia letivo, a secretaria irá orientar oportunamente.

Unidades de saúde

As unidades de saúde pública municipal também terão atendimento normal aos pacientes se houver funcionários públicos cumprindo suas jornadas de trabalho.

Coleta de lixo

Por conta da manifestação, a coleta de lixo poderá estar prejudicada no dia 28. A Secretaria de Conservação, Serviços e Obras orienta a população a manter sacos de lixo dentro de casa e aguardar o dia da próxima coleta.