A Prefeitura de Sorocaba abriu edital para selecionar projetos visando à celebração de convênios para implantação e gestão de 14 novas Residências Terapêuticas para integrar a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) municipal. O edital segue publicado até a abertura das propostas que está agendada para dia 01 de agosto, às 10h.
As Residências Terapêuticas receberão os pacientes que estão aptos a ter alta do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz e de outras instituições da região. Ao todo, as 14 residências terão 140 vagas para moradores adultos, homens e mulheres. Atualmente a Raps de Sorocaba possui 26 RTs, com 240 moradores.
Conforme a coordenação de Saúde Mental de Sorocaba, no Hospital Vera Cruz, chamado de Polo de Desinstitucionalização, há 97 pacientes considerados sorocabanos – cidadãos de fato (48) ou que, devido à condição de abandono, estão adotados pelo município (49). Já em outros hospitais da região, há mais 36 sorocabanos.
Ao serem transferidas para as Residências Terapêuticas essas pessoas terão resgatado o direito de viver em sociedade, com responsabilidades do cotidiano, com liberdade para ir e vir e vivenciar a rotina doméstica, além de viver em comunidade, dividindo as casas com outras pessoas. “Viver nas residências é para eles uma importante conquista social”, resumiu a coordenadora da Saúde Mental, Fernanda Biudes Consul.
58 pessoas tiveram alta este ano
De janeiro a junho deste ano, 58 pacientes do Hospital Vera Cruz tiveram alta. A maioria foi destinada a seus municípios de origem e seis permaneceram em Sorocaba em vagas solidárias ou por serem considerados sorocabanos. Ao deixarem a condição de moradores de hospital psiquiátrico, os pacientes passaram a viver em Residências Terapêuticas, com assistência, acompanhamento e o direito de voltar a viver em sociedade garantidos. Dentre os que ficaram em Sorocaba, cinco foram para Residências Terapêuticas e um voltou a viver com a família.
Durante o primeiro semestre do ano passado 38 pacientes tiveram alta no Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz. O processo de desinstitucionalização da Saúde Mental vem sendo realizado em cumprimento ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre Prefeituras, Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, Ministérios Públicos Federal e Estadual. Em Sorocaba, para dar suporte ao processo e abrigar e atender aos ex-moradores, a Rede de Atenção Psicossocial conta com 26 Residências Terapêuticas e dois Caps III.