A Prefeitura de Sorocaba reabriu edital nesta quinta-feira (28) para selecionar projetos visando à celebração de convênios para implantação e gestão de 14 novas Residências Terapêuticas e para gerir e administrar 15 unidades já existentes. A ação integra a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) municipal. O edital segue publicado até a abertura das propostas que está agendada para dia 13 de novembro, às 10h.
As Residências Terapêuticas receberão os pacientes que estão aptos a ter alta do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz e de outras instituições da região. Ao todo, as 14 residências terão 140 vagas para moradores adultos, homens e mulheres. Atualmente a Raps de Sorocaba possui 26 RTs, com 232 moradores.
Conforme a coordenação de Saúde Mental de Sorocaba, no Hospital Vera Cruz, chamado de Polo de Desinstitucionalização, há 90 pacientes considerados sorocabanos – cidadãos de fato (42) ou que, devido à condição de abandono, estão adotados pelo município (48). Já em outros hospitais da região, há mais 36 sorocabanos.
Ao serem transferidas para as Residências Terapêuticas essas pessoas terão resgatado o direito de viver em sociedade, com responsabilidades do cotidiano, com liberdade para ir e vir e vivenciar a rotina doméstica, além de viver em comunidade, dividindo as casas com outras pessoas. “Viver nas residências é para eles uma importante conquista social”, resumiu a coordenadora da Saúde Mental, Fernanda Biudes Consul.