Prefeitura contrata empresa para projeto de reforma da Estação Ferroviária
Por: Elias dos Santos Arcanjo (estagiário) – earcanjo@sorocaba.sp.gov.br
A Secretaria da Administração (Sead) publicou na última sexta-feira (09), no Jornal “Município de Sorocaba”, o edital de contratação da empresa que será responsável pela elaboração do projeto de reforma e restauro da Estação Ferroviária de Sorocaba. A empresa VEC Engenharia e Gestão Ltda. foi a vencedora do convite CPL nº 59/2015, orçado em R$ 98.899,68. O valor é aproximadamente 11% abaixo do preço estimado no edital, que era de R$ 111.231,41.
Os trabalhos da empresa contratada serão direcionados na elaboração de projetos de recuperação arquitetônica e reforma do prédio da Estação Ferroviária. Além disso, a VEC Engenharia fará o planejamento de ações complementares a serem realizadas na edificação (estrutura, instalações elétricas, entrada de energia, instalações hidráulicas de água, esgoto e drenagem de águas pluviais, além de proteção de combate a incêndio). O projeto têm garantia de cinco anos a partir de sua conclusão.
Importância do projeto
De acordo com a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), em imóveis tombados em qualquer esfera do poder público, como a Estação Ferroviária de Sorocaba (tombada em âmbito municipal), é possível realizar intervenções que permitam pequenas adaptações e adequações que objetivem a utilização continuada do imóvel.
Contudo, por se tratar de prédio histórico, com características e significados que devem ser preservados para as futuras gerações, as obras nesses locais devem ser feitas cuidadosamente de modo a proteger os elementos originais da estrutura.
Para isso, antes da realização das obras são feitos projetos de restauração, que seguem critérios adotados em todo o mundo. Entre os parâmetros seguidos pelos restauradores está a manutenção do valor histórico do prédio, a intervenção mínima na edificação (respeito aos valores estéticos e históricos do monumento), além da utilização de técnicas de trabalho e materiais compatíveis com os do local, cujo resultado possa ser revertido caso não esteja de acordo com as particularidades do imóvel.
Prazos
A emissão da ordem de serviços, autorização necessária para a empresa iniciar os seus trabalhos, deverá ser feita até o final desta semana pela Semob. Segundo Aggeu Monteiro de Carvalho Júnior, arquiteto da pasta, a estimativa é que a VEC Engenharia e Gestão Ltda inicie o desenvolvimento do projeto de restauração da Estação Ferroviária até o final deste mês. O prazo para a entrega dos trabalhos é de 150 dias a partir do início do serviço, o qual pode ser prorrogado.
Próximos passos
De acordo com a museóloga Daniella Gomes Moreira, da Secretaria da Cultura (Secult), após a empresa remeter o projeto à Prefeitura, ele será submetido ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico (CMDP), para aprovação. Depois de receber a concordância dos membros do conselho, a Secult fará os procedimentos necessários para abrir a concorrência pública responsável pela contratação da empresa que efetuará as obras na Estação Ferroviária.
A Secult também fará estudos para verificar quais atividades poderão ser desenvolvidas no prédio da Estação. O objetivo da pasta é que, após a reforma, o espaço seja utilizado para a realização de práticas culturais.
Tags:Cultura, Estação Ferroviária
