Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-continua-com-acoes-preventivas-contra-a-dengue-e-pede-apoio-da-populacao/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h17

Prefeitura continua com ações preventivas contra a dengue

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi - alombardi@sorocaba.sp.gov.br

Equipes da Zoonoses continuam percorrendo a cidade a sexta-feira com arrastões para a retirada de criadouros, além da realização de nebulizações.

 

Mesmo com a diminuição de casos confirmados de dengue nas últimas semanas no município, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (SES), prossegue com as ações de prevenção e de combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Os arrastões, as visitas casa a casa, os bloqueios, retirada de criadouros e a nebulização continuam sendo realizados de segunda a sexta-feira em diversos bairros de todas as regiões da cidade, com vistas a evitar uma nova epidemia no ano que vem.

Porém, atualmente as equipes da Zoonoses têm encontrado resistência por parte de alguns moradores. Em diversos bairros, as pessoas já não têm permitido a entrada dos agentes em suas residências. “A epidemia de dengue em Sorocaba terminou, mas ainda estão sendo confirmados alguns casos na cidade. As ações preventivas de combate às larvas do Aedes aegypti continuam, aliás, elas não podem parar. Não estamos livres da doença; não podemos baixar a guarda agora, sob o risco de termos de enfrentar no próximo ano uma nova epidemia. Todos precisam fazer sua parte e a população deve colaborar sempre”, comenta o biólogo da Zoonoses, João Ricardo Ennser.

A jovem Maíra Santos Gomes, 20 anos, fez sua parte. Assim que recebeu a visita da equipe da Zoonoses na tarde desta terça-feira (14), em sua casa, no Jardim Maria Antônia Prado, recebeu as orientações, tirou as roupas do varal e levou seu coelho de estimação para ficar na vizinha: sua residência ia receber a ação de nebulização, ou seja, a aplicação de inseticida. “Sorocaba teve muitos casos de dengue neste ano e registrou infelizmente mais de trinta mortes. Então, todos nós temos de fazer a nossa parte abrindo nossas casas e deixando as equipes da Prefeitura realizarem seu trabalho. Não custa nada eliminar todos os objetos que possam acumular água”, disse Maíra, dando ‘uma aula’ de prevenção à dengue.

Moradora do mesmo bairro, a aposentada Maria Aparecida de Brito, 59, também abriu as portas da sua casa para a nebulização. “Eu tive dengue e foi horrível. Então é um dever de todo sorocabano deixar o pessoal da Zoonoses entrar e fazer seu trabalho”, comentou.

 

Cronograma semanal

A Divisão de Zoonoses informa que o cronograma semanal está sujeito a alterações devido às condições climáticas, andamento das atividades e adesão da população, o que pode acarretar no adiantamento ou na necessidade de se estender a ação nos locais.

A nebulização ocorrerá desde que o clima permita, sem chuva ou ventos fortes no horário programado, fatores que atrapalham a aplicação do inseticida. A orientação da Zoonoses para os moradores dos bairros que receberão a ação de nebulização é para que deixem as portas e janelas abertas para que o produto adentre as casas e faça o efeito necessário. Animais de estimação também devem sair de casa e as roupas devem ser retiradas do varal. Recém-nascidos, alérgicos e acamados que não puderem sair de suas residências devem permanecer em cômodos fechados durante e após quarenta minutos da aplicação do inseticida.

Confira os bairros que receberão as ações de combate à dengue da Zoonoses até sexta-feira (17):

Programação da Zoonoses (entre os dias 13 e 17 de julho)*

 

Bloqueio de Controle de Criadouros

 

Arrastão

 

Nebulização

 

* Pode ser alterada