A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), prossegue nesta semana com as ações de prevenção e combate à dengue. Até sexta-feira (23), além das visitas casa em casa e arrastão, as equipes devem entrar na reta final da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), o levantamento da infestação do vetor, o mosquito Aedes aegypti.
Na semana passada, a SES divulgou Boletim Epidemiológico da Dengue, Chikungunya e Zika, com os números atualizados de cada doença na cidade. Além disso, fez o alerta à população sobre a situação atual da dengue, que é parecida com a mesma observada no segundo semestre de 2014. Mesmo no chamado período silenciado, neste ano foram registrados, entre 5 de julho e 10 de outubro, vinte casos de dengue, sendo dezesseis autóctones e quatro importados.
“Observamos que infelizmente existe a possibilidade de Sorocaba registrar um grande número de casos da doença no primeiro semestre de 2016. Por isso, cada cidadão deve fazer sua parte e vistoriar sua casa pelo menos uma vez por semana, eliminando todo material que possa acumular água e tornar-se um criadouro do mosquito transmissor”, diz o diretor da Vigilância em Saúde, Rafael Gonçalves Reinoso. Além disso, Rafael lembra que a população deve também colaborar com o trabalho dos agentes da Zoonoses deixando eles entrarem em suas residências. Todos os funcionários da Seção são identificados com crachá, contendo nome e foto e sempre estão com veículos oficiais da Prefeitura.
Programação – Ações da Zoonoses (entre os dias 19 e 23 de outubro)
A Zoonoses informa que a programação semanal está sujeita a alterações devido às condições climáticas, andamento das atividades e adesão da população, o que pode acarretar no adiantamento ou na necessidade de se estender a ação nos locais.
Visitas casa em casa
Jardim São Marcos/ Jardim Vera Cruz
Vila Colorau/ Barcelona
Vila Nova Sorocaba
Arrastão
Barcelona