Prefeitura constrói espaço de lazer no Jardim Capitão
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Os moradores do Jardim Capitão, localizado na Zona Oeste de Sorocaba, vão ganhar em breve mais um espaço de lazer e atividades físicas. Em uma área de aproximadamente 1.500 m², a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), está construindo uma academia ao ar livre, além de um amplo bulevar.
Para o secretário Oduvaldo Denadai, que visitou as obras na manhã desta sexta-feira (10), o local será um espaço para compartilhamento, no qual o público em geral poderá conversar e conviver tranquilamente. “As academias ao ar livre caíram no gosto dos sorocabanos. Aqui, os moradores terão em breve essa opção da prática correta de exercícios, além de um amplo espaço para convivência”, destacou.
O espaço, localizado entre as ruas Jonas Ferraz e Francelino Romão, conta com árvores frutíferas, plantadas por moradores, tais como: goiaba, abacate, acerola, manga e laranja. Ganhará mais algumas espécies nativas, plantas ornamentais, bancos e iluminação. Toda a área será gramada e também será implantada uma calçada margeando o muro, que servirá para a passagem de pedestres entre as duas ruas.
Conforme o cronograma da obra, a previsão é o novo espaço de lazer que esteja concluído em aproximadamente dez dias, caso não ocorram imprevistos, como chuvas. Vizinho da área, o aposentado Nélson Tanatto ficou satisfeito com a medida adotada pela Prefeitura para aquele local. “Aqui só tinha mato, era uma área sem utilidade alguma. Com a praça e a academia, ganha vida, pois os moradores vão usufruir”, comemora.
Academias
Atualmente, Sorocaba conta com 67 academias ao ar livre instaladas em praças, parques e espaços públicos, de várias regiões. O projeto da Serp oferece à população a possibilidade de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados. Ao lado de cada academia, há um painel explicativo sobre cada aparelho e sua funcionalidade, bem como os cuidados que devem ser adotados ao usá-los.
Cada academia conta com um conjunto de seis aparelhos: o esqui, que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada, responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora; e o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores. Também tem o simulador de cavalgada, que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; já no multiexercitador, são trabalhados pernas e braços, no desempenho de flexões.
Tags:Academia ao ar livre, servicospublicos
