A Prefeitura concluiu nesta sexta-feira (5) os trabalhos de implantação de contêineres nos bairros Piazza Di Roma, CDHU Sorocaba K e Jardim Tulipa. Nessas comunidades foram distribuídos 160 recipientes com capacidade para 1.000 litros cada, o que deverá atender dezoito residências considerando-se uma média de quarenta litros de lixo gerados diariamente, por família.
Com esses, já são 4.950 contêineres implantados nas vias públicas para recebimento de lixo doméstico. São 3.932 unidades de 1.000 litros e outras 1.018 capacidade para 240 litros a disposição dos sorocabanos em vários bairros e na região central. A distribuição dos contêineres vem sendo realizada pelo Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), sob coordenação da Secretaria de Serviços Públicos (Serp).
Também responsável pela varrição de vias, limpeza de banheiros públicos e a higienização e manutenção dos contêineres, a CSA inicia nos próximos dias o processo de lavagem e higienização dos contêineres de forma automática. O serviço será realizado por um caminhão equipado com sistema que permite a execução no próprio local onde o dispositivo se encontra.
Conforme destacou o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, os contêineres estão sendo colocados a uma distância de 100 metros cada. Após a conclusão do trabalho será feita uma avaliação e, caso seja constatada a necessidade de mais unidades, estas poderão ser implantadas. Se for identificado que um contêiner de 1.000 litros é muito grande para determinada rua, poderá ser substituído por um ou dois de 240 litros.
O novo conceito de conteinerização estabelece que os dispositivos ocupem um espaço demarcado no próprio asfalto das ruas e avenidas, junto à guia, em vez de ficarem nas calçadas, como antes. Essa medida, tem por objetivo deixar as calçadas com passagem livre para os pedestres.