Prefeitura, Câmara e Sindicato pedem pela manutenção da Gerdau em Sorocaba
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Geraldo Almeida, participou na manhã desta terça-feira (26) de uma reunião com diretores da Gerdau, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademílson Terto da Silva, e o presidente da Câmara Municipal, Cláudio do Sorocaba 1. A reunião aconteceu na sede do Sindicato e o objetivo foi de apresentar um pedido oficial para a não desativação da unidade da Gerdau em Sorocaba.
O secretário afirmou que a Prefeitura de Sorocaba está pronta para colaborar com a empresa a encontrar um espaço mais adequado e a buscar as linhas de investimentos junto ao Desenvolve SP para a modernização dos equipamentos. Lembrou ainda que as possibilidades de retorno de investimentos locais devem crescer com a região metropolitana e outros investimentos que vem atraindo.
A Gerdau anunciou recentemente que encerrará as atividades na unidade do município a partir de setembro deste ano e com isso, deverá demitir cerca de 160 funcionários. Conforme ressaltou Carlos Panzera, gerente de Relações Trabalhistas da Gerdau, foi decidido pelo encerramento das atividades em Sorocaba alegando que trata-se de uma fábrica antiga e que não há mais interesse na produção local, transferindo a produção para a unidade de Mogi das Cruzes.
Durante a reunião, Geraldo Almeida entregou aos representantes da empresa uma publicação com dados econômicos de Sorocaba, que contém um perfil econômico de Sorocaba para que a empresa conheça um pouco mais do município e suas potencialidades.
Panzera se comprometeu a levar aos diretores da Gerdau em São Paulo as ponderações apresentadas pelos sorocabanos. Também participaram da reunião o vereador Izídio de Brito; o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Pedro Gimenes; Clodoaldo Lisboa, membro do Comitê Sindical de Empresa e funcionário da Gerdau-Sorocaba; Gleydson Silva, também funcionário da Gerdau em Sorocaba; e ainda Rodrigo Oliveira e Odenir Oliveira, diretores da Gerdau.
Tags:Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Econômico
