Para aumentar a produtividade, o lucro e a geração de empregos nas atividades rurais em Sorocaba, a Prefeitura busca parceria com o Governo do Estado, por meio de projeto que está à disposição dos municípios paulistas. Esse trabalho, de iniciativa do secretário municipal de Abastecimento e Nutrição Alexandre Hugo de Morais, começou no final de janeiro, quando a sua equipe reuniu-se com os representantes do Estado na sede regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, em Sorocaba. Uma nova reunião entre as partes está sendo agendada para apresentar o projeto ao prefeito José Crespo.
Os profissionais secretaria foram recebidos pelo diretor Mauro Roberto Castellani e equipe da CATI, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Juntos, promoverão soluções inovadoras para implantação do “Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado”. O projeto aumenta as chances de oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, além de promover a conservação dos recursos naturais.
Assim que Sorocaba conquistar esse projeto, o Estado passará a enviar recursos financeiros, e, ainda, será liberado o acesso a empréstimos com o Banco Mundial, com contrapartida da Prefeitura, de organizações formais de produtores rurais e de comunidades tradicionais. Essa iniciativa beneficiará diversas associações e cooperativas sorocabanas, como por exemplo, a Coopguaçu, o projeto Caguaçu, entre outras.
“É uma oportunidade ímpar para fortalecermos as organizações de produtores rurais, e oferecermos apoio financeiro para as atividades dos agricultores familiares organizados”, ressalta o secretário. Ele acrescenta que o programa também vai dar condições de aumentar a manutenção de trechos críticos das estradas rurais não asfaltadas. “Poderemos reivindicar uma obra de adequação dessas estradas, mediante convênio com a Secretaria de Agriculta e Abastecimento do Estado”, prevê.
De acordo com Alexandre Hugo de Morais, com o programa, o Estado e a Prefeitura poderão contribuir para aumentar a produtividade rural, melhorar a qualidade dos alimentos produzidos e promover a participação mais ativa dos agricultores familiares em suas associações e cooperativas, para se integrarem dentro das cadeias produtivas em suas regiões.
A secretaria agora realizará discussão com representantes do setor e com o Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Comapa), para mostrar as vantagens e condições a fim de formalizar o programa oferecido pelo Governo do Estado.
O projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado tem a responsabilidade do CATI e da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, executado em parceria com a Prefeitura.