Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-amplia-atencao-as-pessoas-em-situacao-de-rua/
Acessado em: 21/01/2026 - 02h13

Prefeitura amplia atenção às pessoas em situação de rua


Foto: Rafael Baddini

A Prefeitura de Sorocaba está aumentando em quatro vezes o tamanho da equipe que faz as abordagens para oferecer auxílio às pessoas em situação de rua. Também vai dobrar a capacidade de atendimentos do Centro Pop. E lançou o Disque Abordagem, para receber de qualquer cidadão, informações de pessoas em situação de rua que necessitem de ajuda do município. Os anúncios foram feitos pelo prefeito José Crespo, na tarde do sábado (6), em reunião comunitária com moradores do Jardim Emília e Jardim Sandra.

A reunião foi promovida na sede da Associação dos Moradores do Jardim Sandra, em resposta à correspondência enviada ao prefeito por uma moradora do Jardim Emília, e também para atender à solicitação do vereador Hudson Pessini. Na reunião, os moradores alegaram mal estar com as presenças de pessoas em situação de rua pelas ruas próximas do Centro Pop. Entre os problemas apontados pelos reclamantes, está o fato de deixarem alimentos apodrecerem em terrenos onde os escondem, das abordagens para pedir dinheiro e comportamentos agressivos.

O secretário de Igualdade e Assistência Social, Alexandre Hugo de Morais, informou que um novo Centro Pop será instalado mais próximo da rodoviária, desativando o existente no Jardim Emília. Explicou que o atual tem capacidade para atender 50 pessoas e como a demanda é maior, está previsto para em cerca de mais 60 dias, o início do funcionamento do futuro Centro Pop com a capacidade de atendimento para cem pessoas.

Também comunicou a ampliação das equipes de abordagem social, que ofertam estímulos para que deixem as ruas e possam viver com mais dignidade. Hoje, a equipe conta com cinco pessoas e por meio de edital já publicado será ampliada em mais 15 profissionais. O reforço dará mais agilidade para o atendimento. Em 2017, com os cinco profissionais, foram feitas 9,5 mil abordagens, segundo a Secretaria de Igualdade e Assistência Social.

O secretário Alexandre Hugo também anunciou o Disque Abordagem, um serviço via o aplicativo de celular Whatsapp, para que qualquer cidadão informe onde há pessoas em situação de rua que necessitam de auxílio da Prefeitura. Esse serviço já está funcionando e atende somente por mensagens de texto, pelos números (15) 9-9101-4772 e (15) 9-9832-0581.

Durante a reunião, o vereador Hudson Pessini fez críticas à legislação que versa sobre o auxílio para as pessoas em situação de rua. Disse que a lei está errada e há excesso de assistência, dando a oportunidade para o surgimento dos que se profissionalizam para viver do “trabalho de morador de rua”. A maioria dos presentes na reunião apoiaram a opinião do vereador.

O prefeito José Crespo ressaltou a importância de cumprir as leis que preveem o auxílio e acrescentou que inclusive será cobrado pela Justiça, caso o município deixar de fazer a sua obrigação. Ao anunciar que o Centro Pop deixará o bairro o prefeito foi bastante aplaudido pela população presente. O diretor do Serviço de Obras Sociais de Sorocaba (SOS), Archimedes Alvarenga da Silva, manifestou auxílio ao município para o atendimento das pessoas em situação de rua.

O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, prometeu atender o pedido da comunidade para dar mais atenção na manutenção do Parque da Biquinha e em áreas públicas da região que, segundo os moradores, ficam sujas devido aos costumes das pessoas em situação de rua.

O secretário da Segurança e Defesa Civil, Fernando Dini, explicou que a liberdade das pessoas em situação de risco é um direito jurídico e que a Guarda Civil Municipal (GCM) apoia os trabalhos do Centro Pop com a presença de agentes no local e patrulhamento nos bairros próximos. Entregou a uma representante da comunidade as ações da GCM para aquela região.

Também participaram da reunião comunitária a secretária da Cidadania e Participação Popular, Suelei Gonçalves; o secretário da Saúde, Ademir Watanabe; o chefe do Gabinete do Poder Executivo, Alexandre Robin e o comandante da GCM, Marcos Mariano.