A Prefeitura de Sorocaba trabalha para reduzir em até cinco vezes os custos com as reformas dos imóveis do município. A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) está ampliando as manutenções preventivas dos prédios públicos para reduzir a necessidade de reformas corretivas. “É mais uma área em que estamos otimizando a gestão do recurso público”, enfatiza o prefeito José Crespo.
O secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), Fábio Pilão, explica que a manutenção preventiva reduz os custos em até cinco vezes, quando comparado com o que se gasta na manutenção corretiva. “Enfrentamos falta de pessoal para conseguir trabalhar preventivamente, e a solução chega com o auxílio de 37 novos estagiários de engenharia”, comemora o secretário Pilão. Os estagiários já estão em treinamento e começam atuar em campo no próximo dia 4 de março, sem qualquer custo para a Prefeitura.
A chefe de Divisão de Manutenção Predial da Serpo, Bárbara Elize Braz, informa que os estagiários vão fiscalizar os materiais utilizados nas obras, o trabalho dos profissionais que executam as reformas, além de identificar as manutenções preventivas que possam ser necessárias nos cerca de 300 imóveis de propriedade da Prefeitura. Vão averiguar instalações hidráulicas, elétricas, calhas entre outros itens.
Bárbara Braz explica que os estagiários estão sendo contratados por intermédio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS). “É um programa de estágio obrigatório para os estudantes de engenharia. Conseguimos a gratuidade porque reuniram as condições da atual fase de recursos escassos da Prefeitura com a necessidade acadêmica dos universitários fazerem o estágio”, explica a chefe de Divisão da Serpo.
Os estagiários já estão participando dos treinamentos realizados na sede da AEAS, para que possam atuar na Prefeitura. São estudantes da Facens, Unip, Uniso e Esamc, que cursam a partir do 7º semestre de engenharia. Ariane Camargo, 27 anos, cursa o 10º semestre na Unip e comemora que essa será uma oportunidade de se adquirir experiências prática que constarão em seu currículo. Outra estudante, Raimara Luna, 21 anos, cursa o 7º semestre na Facens. “Na Prefeitura vamos atuar em diversas áreas, o que nos garantirá diferentes conhecimentos práticos”, comemora.
Os treinamentos na AEAS tiveram início na manhã desta segunda-feira (18), ocasião em que profissionais da Serpo passaram as primeiras informações aos estagiários. Participaram das orientações os seguintes profissionais da Serpo: os engenheiros civis, Mario Luiz Moeckel Milano e Sérgio Aparecido de Assis Rocha, o diretor de área Sérgio Benedito Abibe Aranha e a chefe da Divisão de Manutenção Predial, Bárbara Braz.