Prefeitura acompanha obras para internacionalização do aeroporto

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba esteve representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba. No encontro, o presidente do Parque Tecnológico e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roberto Freitas, destacou a importância que o aeroporto da cidade tem para o processo de captação de recursos e a atração de novos investimentos para o município.

Roberto discorreu sobre o processo de internacionalização pelo qual o aeroporto de Sorocaba ‘Bertram Luiz Leupolz’ está sendo gradativamente submetido. Freitas tem acompanhado as obras de modernização e aparelhamento tecnológico e estrutural do aeroporto. Esse conjunto de obras foi anunciado em agosto de 2014, pelo então ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, que sempre manteve uma relação de apreço pelo aeroporto local e profunda afinidade com o segmento de manutenção aeronáutica, forte em Sorocaba.

Em até três meses deve ficar pronta a nova torre de controle do aeroporto sorocabano. Já a aparelhagem necessária para colocá-la em operação deverá ser licitada no segundo semestre deste ano. Trata-se, conforme Freitas, de uma licitação internacional, de equipamento técnico específico. A operação da nova torre está prevista para o primeiro semestre de 2018 e trará diversos ganhos para Sorocaba e região.

A instalação desta nova torre possibilitará o avanço para as próximas fases no sentido de internacionalizar o aeroporto, já que, principalmente por impeditivos de segurança uma série de aeronaves de maior porte ainda não pode pousar em Sorocaba para a realização de manutenções, o que será resolvido com o novo equipamento.

“A ampliação e internacionalização do aeroporto de Sorocaba é um sonho que temos e é compartilhado pelo prefeito José Crespo. A modernização trará mais desenvolvimento para o município. Quanto mais desenvolvido o aeroporto, maior será a sua capacidade de receber cargas e passageiros e com a nova torre aumentaremos, imediatamente, em até 35% a possibilidade de recebimento de aeronaves e na mesma proporção vamos ampliar as receitas e empregos gerados pelo aeroporto”, diz Freitas. Hoje o Aeroporto ‘Bertram Luiz Leupolz’ emprega por volta de 1.200 funcionários em funções de extrema qualificação. “Vamos gerar muitos empregos de qualidade, é o que defendemos para a cidade, a geração de emprego e renda focando no viés tecnológico”, salientou Freitas.

 

Tags:,