Prefeitura abre sua Semana de Prevenção de Acidentes 2019
Por: Tânia Franco - tmferreira@sorocaba.sp.gov.br
Visando a segurança e a saúde do trabalhador do serviço público, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da ação conjunta da Secretaria de Recursos Humanos (SERH) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realizou na manhã desta segunda-feira (16) a abertura da 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT.
O evento aconteceu no Salão de Vidro, localizado no térreo do Paço Municipal e contou com a participação da prefeita Jaqueline Coutinho, secretários municipais e outras autoridades.
Em sua fala, o titular da SERH, Osmar Thibes comentou acerca da agenda preparada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) salientando que servidores de espaços descentralizados, também, terão à disposição palestras e práticas integrativas que tratam da saúde do trabalhador. “Serão ações que enfatizam os cuidados que temos que ter com nós mesmos, sobre o olhar sobre si e sobre nossos colegas de trabalho”, comentou.
Neste sentido, Thibes informou que sua pasta está atualizando programas de segurança do trabalho visando, justamente, a identificação de riscos ambientais para ações de preservação da saúde e integridade dos servidores. A SERH ainda prepara licitação para contratar serviço de exames periódicos dos trabalhadores, de modo a atuar para a melhor qualidade de vida profissional, auxiliar na redução do absenteísmo e garantir melhor desempenho de funções.
A prefeita Jaqueline Coutinho elogiou o tema da Semana – “Só haverá futuro se trabalharmos seguros” lembrando que o cotidiano dos servidores se traduz, muitas vezes, em mais tempo no ambiente de trabalho do que com as próprias famílias. Daí ser importante que se desenvolvam relações de companheirismo, amizade e parceria. “Não estamos sós. Ninguém faz nada sozinho e precisamos ter um olhar acolhedor, generoso para com nossos parceiros”, enfatizou.
Jaqueline Coutinho também disse da sua condição de servidora pública e enfatizou a força motriz na qual se traduzem as atividades dos funcionários públicos. “Não existe Poder Público sem esse o servidor. Por isso temos que agir para garantir sua saúde, integridade física e emocional”, completou.
Para o vereador Renan dos Santos (PCdoB) são os servidores aqueles que “pagam o preço” das questões da administração pública, principalmente num momento onde não são possíveis investimentos em diversas áreas e o país vive uma crise desvelada. Lembrando do Setembro Amarelo, o edil disse ser fundamental se pensar e agir pela garantia da saúde mental dos trabalhadores municipais.
A presidente da Fundação de Seguridade Social dos Servidores Públicos de Sorocaba (FUNSERV), Silvana Chinelatto lembrou que a Sipat, em suas ações, comunga com os princípios da instituição que visam a saúde do trabalhador em sua totalidade. Por isso, crê ser um trabalho incessante de conscientização para os cuidados com a segurança no trabalho em todos os seus aspectos.
O presidente do Sindicato dos Servidores, Salatiel Hergesel, fez menção às atividades da Semana comentando que um acidente profissional não causa transtornos e problemas apenas à vítima. Segundo ele, perde a pessoa, o serviço público e também a Funserv, que tem a responsabilidade de cuidar desse servidor nos aspectos físicos e emocionais. “A prevenção ainda é o melhor caminho para todos”, enfatizou. Ainda participaram da solenidade a presidente da CIPA, Wanderlene Aparecida Mariano Lopes e representantes das respectivas comissões do Saae e Urbes.
Conheça as atividades e os locais onde elas acontecem abaixo:
