Prefeitura abre pregão para contratar agentes de combate às endemias

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Saúde (SES) e da Administração (Sead), abriu pregão presencial para a contratação de empresa destinada à prestação de serviços de visitas aos domicílios, terrenos e construções, para a eliminação mecânica e tratamento químico de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. As propostas podem ser entregues à Divisão de Licitações da Sead até as 9h do dia 11 de janeiro de 2016, ocasião em que ocorrerá a abertura dos envelopes dos interessados.

A empresa terá que disponibilizar 90 agentes de combate às endemias para fazer o bloqueio (remoção e tratamento de criadouros) nas áreas de atuação. Os profissionais serão divididos em 10 equipes, cada qual com um supervisor. Todos os agentes deverão usar uniforme e equipamentos de proteção individual (EPI) completos e que serão fornecidos pela contratada, responsável, também, pela disponibilização de dez veículos do tipo van, com suporte e escadas. Ferramentas e demais objetos para uso no dia a dia dessas equipes, como marreta, sacos de lixo, prancheta e potes de larvicida, entre outros, fazem parte do pacote de serviço que será prestado.

A licitação (Pregão 314/2015 – CPL1.219/2015) é do tipo “menor preço global” e o contrato assinado com a empresa vencedora terá vigência por três meses, a partir da emissão da Ordem de Início dos Serviços, podendo ser prorrogado a critério das partes, com base na Lei 8.666/1993. A contratação será adotada diante na necessidade urgente de reforço extra nas equipes de campo, inclusive de orientação à população quanto ao combate ao Aedes, transmissor da dengue e das febres chikungunya e zika.

O edital completo do pregão presencial está disponível no site da Prefeitura, pelo link http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/licitacoes De acordo com informações da Sead, caso não haja imprevistos, a contratação via pregão tende a ser finalizada aproximadamente 30 dias após o seu início.

Atualmente, a SES conta com cerca de 80 agentes de campo atuando permanentemente nas visitas de casa em casa, orientando a população quanto às medidas preventivas contra o Aedes, bem como na vistoria dos imóveis para constatação e remoção de materiais inservíveis, que são potenciais criadouros de larvas do mosquito. “Também está em andamento um processo seletivo para contratação de mais 120 agentes, via concurso público, que atraiu mais de 7 mil interessados”, acrescenta o diretor da Área de Vigilância em Saúde da SES, Rafael Reinoso. Neste caso, a convocação dos inscritos para a realização da prova objetiva sai no dia 15 de janeiro de 2016.

Tags:, ,