Prefeito visita Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio visitou, na manhã desta segunda-feira (23), o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) localizado na região central de Sorocaba. Pelo local passam diariamente uma média de quatrocentas pessoas em busca de informações sobre os mais variados serviços ali oferecidos, tais como: vagas de trabalho, emissão de Carteira de Trabalho, programa Time do Emprego ou Sala do Empresário, entre outros.

Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, o prefeito foi recebido pelo coordenador da unidade, Edson Salinas, que explicou sobre o funcionamento da unidade e os serviços prestados diariamente aos sorocabanos, principalmente o de captação de vagas e encaminhamento de candidatos. Soube, por exemplo, que apenas nos primeiros dez meses do ano o PAT fez 77.821 atendimentos, resultando em 30.823 pessoas encaminhadas, das quais 5.846 foram admitidas.

Pannunzio conheceu toda a estrutura do PAT e conversou com munícipes que aguardavam para atendimento no local, como Givanildo Alves dos Santos, do Jardim Santa Bárbara. O vigilante de 45 anos está desempregado há cinco meses e contou ao prefeito sobre as dificuldades em conseguir recolocação no mercado de trabalho. “Está difícil. Venho aqui uma, as vezes duas vezes por semana, mas não aparece vaga”, reclamou.

Aos 63 anos o pedreiro José Inácio dos Santos, morador do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, também conversou com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Ele fez, nesta segunda-feira, o seu cadastro no Sistema Mais Emprego para tentar encontrar um trabalho. Revelou que nunca ficou sem trabalho, mas nas últimas semanas não teve sucesso e decidiu buscar ajuda no PAT para tentar voltar ao mercado.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), a Prefeitura trabalha para atrair investimentos empresariais que gerarão mais empregos. Só este ano seis empresas anunciaram a chegada a Sorocaba ou ampliação de suas plantas já existentes, como é o caso da Toyota que está investindo R$ 100 milhões na ampliação da fábrica.

Conforme destacou Geraldo Almeida, a expectativa é que com a nova lei de incentivos fiscais Sorocaba se torne ainda mais atrativa a receber investimentos, principalmente do exterior, e com isso consiga oferecer mais emprego aos sorocabanos. “A crise econômica dificulta, mas estamos trabalhando intensamente para atrair novas empresas para Sorocaba”, afirmou.

Dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho, indicam que o município de Sorocaba possui atualmente 199.361 empregos formais. Durante o mês de outubro 522 pessoas foram contratadas por intermediação feita pelo PAT. O volume representa 57 trabalhadores (12%) a mais que o apontado no mês anterior, quando 465 sorocabanos conseguiram colocação no mercado de trabalho por meio de encaminhamento via PAT.

Em Sorocaba, o PAT funciona numa parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). A unidade fica na Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro, próximo ao Terminal São Paulo. Mais informações pelo telefone (15) 3229-2880.

Tags:,