O prefeito Antonio Carlos Pannunzio visitou, na manhã desta segunda-feira (26), o setor de atendimento pediátrico do hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), agora conveniado com a Prefeitura de Sorocaba para atendimento de referência SUS. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Francisco Fernandes, do presidente e da vice-presidente do hospital, Carlos Camargo Costa e Maria Lúcia Neiva de Lima, respectivamente, o prefeito percorreu toda a ala de atendimento pediátrico.
Pannunzio conversou com os profissionais que ali trabalham, entrou em alguns quartos, falou com pais de crianças que passavam por atendimento ou estavam internadas, se mostrando impressionado com a estrutura oferecida e o atendimento dado aos pequenos pacientes. “Agora que estamos conveniados, o Gpaci reservou todo o primeiro andar para a pediatria da Prefeitura. Nos impressiona a estrutura, o atendimento, o tratamento, a limpeza, a qualidade do serviço”, disse.
Após a visita a ala pediátrica, o prefeito e o secretário de Saúde visitaram a UTI infantil e o Centro Cirúrgico do hospital. “É motivo de orgulho para os sorocabanos ter uma instituição como o Gpaci, cuidando não só da oncologia infantil, mas agora também da pediatria de nossas crianças”, conclui Pannunzio.
Atendimento
Dez dias depois de a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), alterar o padrão de atendimento pediátrico SUS no município, transferindo para o Hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) a referência dos casos clínicos, cirúrgicos, cirúrgicos eletivos e de UTI, a aprovação do atendimento é total. “Estou encantada com o hospital. Todos são simpáticos, desde a recepção até os médicos que cuidam do meu filho. Ele está recebendo o melhor tratamento possível”, afirmou a auxiliar de limpeza Quitéria Batista Alves, 32 que acompanhava o filho Kayque, de 2 anos.
O filho da dona-de-casa Jéssica Aparecida Lemes de Camargo, 23, também estava internado na Santa Casa. Ele foi transferido para o Hospital do Gpaci na sexta-feira passada (16). “Eu estou gostando muito do atendimento aqui. Todo mundo é atencioso comigo e com meu filho. Tenho certeza de que está sendo melhor para ele”, falou.
Novo fluxo de pediatria
Considerando a taxa de ocupação máxima de 75% de leitos de enfermaria na Santa Casa, e respeitando a sazonalidade, o Hospital do Gpaci conta atualmente com 22 leitos de enfermaria e a UTI tem cinco leitos contratualizados, com capacidade de expansão. A unidade também possui três leitos de tratamento semi-intensivo, como era na Santa Casa. “Todos os serviços de retaguarda em exames, especialidades e cirurgias de urgência e eletivas são realizados agora no Gpaci, com mais conforto para pacientes e familiares”, disse o secretário.
Francisco Fernandes lembrou que as UPHs das Zonas Oeste e Leste, bem como a UPA do Éden, estão estruturadas para dar assistência aos casos mais graves, enquanto os pacientes aguardam transferência para as respectivas internações, seja ao Gpaci ou ao Hospital Santa Lucinda. O secretário destaca ainda que não houve alteração nos fluxos das maternidades da cidade.