Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeito-verifica-problemas-das-chuvas-no-parque-vitoria-regia/
Acessado em: 18/01/2026 - 14h57

Prefeito verifica problemas das chuvas no Parque Vitória Régia

Por: Pedro Guerra

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Antes de participar da inauguração de um Centro de Educação Infantil (CEI), no Jardim Califórnia, na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, visitou o Parque Vitória Régia, onde diversas ruas foram alagadas pelas fortes chuvas que caíram desde a noite de quinta-feira (10). Os transtornos foram enormes , com alagamento, inundações e um trânsito complicado durante toda a manhã.

Pannunzio foi prestar sua solidariedade às famílias e lamentou a situação, que considera preocupante. “Felizmente nós não tivemos perdas de vidas. Mas houve perdas de bens e é preciso deslocar as pessoas para casas de parentes”, comentou.

A região do Vitória Régia atingida pelo transbordamento está abaixo da cota do rio Sorocaba, o que facilita o alagamento. Mesmo com a instalação de um dique, realizada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o volume intenso de água venceu a barreira.

Em ação desde a noite da quinta-feira (10), a Defesa Civil atendia aos moradores com o auxílio do Núcleo Comunitário da Defesa Civil (Nudec) do bairro. Um levantamento de famílias atingidas deverá ser finalizado nas próximas horas.

Uma das propostas aventadas pelo prefeito é a de que essas famílias sejam cadastradas no programa habitacional da Prefeitura de Sorocaba. “Faremos todos os esforços possíveis para minimizar esses problemas. Dentro das regras do Governo Federal essas famílias podem ser cadastradas”, esclareceu.

O diretor do Saae, Rodrigo Maldonado, acompanhou Pannunzio no Parque Vitória Régia: “Os diques conseguem fazer a barragem da água do rio para o bairro. Porém o alto volume de água fica represada aonde tem a cota abaixo do rio”, explicou Maldonado.

Em razão disso, as válvulas flaps do Saae que mandam a água de volta para o rio Sorocaba não fazem o escoamento. “Nós dizemos que as válvulas estão afogadas. Nós esperamos que o nível aqui baixe para, então, essas válvulas possam fazer o escoamento”, diz Maldonado.